Estudantes ibiramenses se destacam na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

22/08/2018 08:03

Estudantes do Projeto de Robótica da Escola Municipal Tancredo Neves participaram no sábado, dia 18, da etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica.  O evento foi sediado em Araranguá, no sul do Estado.

Na oportunidade, a escola foi representada por duas equipes na categoria nível 1, competindo com estudantes de outras 15 equipes de diversos municípios catarinenses. A equipe Robotic League Team conquistou o prêmio Robô Inovação, sendo que a equipe Young Robotics, conquistou o terceiro lugar na competição.

Os estudantes foram desafiados a desenvolverem robôs, utilizando como ferramentas peças plásticas de brinquedos de montagem e plataformas eletrônicas de controle, para a solução de problemas definidos pela organização. De acordo com o diretor da Escola Municipal Tancredo Neves, Jonathan Schaeffer, “durante o evento, os participantes se empenharam e trabalharam em equipe para identificar um problema, analisá-lo e aplicar uma solução”.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição científica que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover intercâmbio entre as escolas. Participaram estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

Durante as competições, as equipes montam e programam robôs utilizando kits de robótica voltados para estudantes. Os robôs são autônomos, ou seja, devem ser capazes de realizar sozinhos as tarefas no dia da prova. O desafio simula um ambiente de desastre, em que os robôs devem percorrer um trajeto determinado, superar obstáculos, resgatar objetos e colocá-los em um local determinado.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP