(47) 3357 8500

Saúde de Ibirama encerra mais uma edição do Projeto EmagreSer

14/09/2018 11:32

A Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), concluiu nesta quinta-feira (13), mais uma edição do Projeto EmagreSer, que tem como objetivo realizar uma abordagem psicoterápica e de terapia cognitivo-comportamental, para assim fazer a reprogramação mental do paciente e fazer com que o mesmo crie um novo pensamento referente a alimentação saudável. O evento foi realizado na Associação Hansahoehe, nas salas do CEJA.

 

O projeto é composto por seis encontros, onde são abordados temas diferenciados por uma equipe multidisciplinar. “No caso da nutricionista e da psicóloga, o tema é abordado em conjunto”, afirmou a nutricionista da Secretaria de Saúde de Ibirama, Paula Manoela Nienköetter da Silva.

 

A equipe do NASF optou por executar o Projeto EmagreSer, por observar que os casos de obesidade, bem como doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, vêm sofrendo um aumento nos últimos tempos, tendo portanto a necessidade de intervir através de atividades de promoção em saúde. “Nosso principal objetivo é alertar a população sobre as consequências da obesidade e mostrar o porquê da importância de apresentar um estilo de vida saudável”, explicou Paula Manoela.

 

A psicóloga da Secretaria de Saúde, Jésita Eyng, explica que um estilo de vida saudável não está somente atrelado a bons hábitos alimentares e atividades físicas, mas também a uma boa saúde mental. “Logo vimos a necessidade de trabalhar em grupo, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, farmacêutica e enfermeira, para que assim fosse possível fazer um trabalho multidisciplinar e atender o paciente de uma forma completa”, afirmou.

 

Durante o evento de encerramento, a enfermeira Gabriela Romão realizou uma atividade de meditação, como técnica de relaxamento. Também foi servido um café aos participantes do projeto.

 

O primeiro grupo foi formado no bairro Progresso, com início no mês de junho. O segundo, no Centro, iniciado no mês de agosto. Um novo grupo está previsto para ser iniciado no bairro São Miguel. Os interessados em conhecer o projeto, podem entrar em contato com a UBS do bairro São Miguel, por meio do telefone 3357-8631 ou 98816-9938.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando