Obras do sistema de esgoto exigem atenção dos motoristas no Centro

18/09/2018 15:13

Com a melhora do tempo, a empresa STC Engenharia iniciou nesta terça-feira, dia 18, novas escavações na Rua Tiradentes, no Centro. Segundo a empreiteira, contratada pela Casan para execução de melhorias na rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário em Ibirama, as obras poderão ser realizadas sem interrupção da via, garantindo o fluxo contínuo de veículos e pedestres. Contudo, pede-se atenção redobrada aos motoristas para se evitar transtornos.

De acordo com o engenheiro responsável da STC Engenharia, Claudinei Pereira, a empresa trabalha em quatro frentes de trabalho. Uma delas é a implantação do emissário na rua 25 de Julho, onde o trânsito funciona no sistema siga e pare. Também está sendo realizada a terraplanagem do terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que fica próximo a sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O prefeito Adriano Poffo explica que as obras deveriam ter iniciado na semana passada, mas, devido ao Liquida Ibirama, o cronograma de execução foi adiado. “Sabemos que esta obra causa buracos, poeira e vários transtornos para população. Mas precisamos paciência, considerando os benefícios que a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto proporcionará para os ibiramenses, em um futuro muito próximo”, afirmou.

Atualmente, a empresa também trabalha na construção de uma estação elevatória nos fundos do Centro Administrativo Ivo Muller, estrutura que deverá armazenar os efluentes coletados na região entre os bairros Centro e Taquaras. Também estão em andamento a recuperação do pavimento na Rua Nereu Ramos e a recomposição de passeios na Rua Marquês do Herval.

As obras da rede de coleta e tratamento de esgoto iniciaram em setembro de 2016. O prazo inicial de contrato entre a Casan e a STC - Engenharia para finalização da obra era dezembro de 2017, porém, após celebração de aditivos este prazo foi estendido. O investimento total no sistema é de cerca de R$ 16 milhões.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP