Ibirama recebe obras de mobilidade que somam mais de R$ 6 milhões

05/10/2018 15:12

Um fato diferente chamou a atenção das pessoas que circulavam pelo Centro de Ibirama nesta sexta-feira (5). Isto porque três carretas com 23 metros de extensão cada chegavam à cidade com as vigas de sustentação da ponte que ligará as ruas Leopoldo Mönich e Marcilio Bento da Silveira, no Centro de Ibirama.

Com a chegada das estruturas, a obra inicia uma nova etapa, e nos próximos dias, guindastes deverão posicionar as vigas nos lugares definidos pelo projeto. O acesso à ponte pela rua Dr. Getúlio Vargas está bastante adiantado, com a construção de muros de gabião, que deverão dar sustentação a pista de rolagem, e colocação de base e sub-base de pedras para posterior pavimentação asfáltica.

A obra iniciou em julho de 2015, com data inicial prevista de conclusão para julho de 2016, mas não aconteceu devido a falta de repasses do Governo Federal. A paralisação ocorreu por questões técnicas. O retorno das obras se deu após o empenho de recursos no valor de R$ 2,5 milhões, no mês de julho, junto ao Governo Federal. Ao final da obra, o valor total investido será de R$ 5,5 milhões.

O prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio José de Andrade, afirmou que estas conquistas foram resultado de muito trabalho e do apoio de lideranças políticas que apoiam a região. “Foram muitas viagens que o prefeito Adriano fez até Brasília, sempre brigando pela liberação de recursos para esta obra, que sem dúvida, trará mais qualidade de vida a todos os ibiramenses”, afirmou.

A nova ponte integrará o novo sistema de mobilidade urbana que será implementado no município, com readequação do trânsito.

Rua Blumenau recebe pavimentação asfáltica

Outra frente de trabalho que deverá proporcionar maior segurança a motoristas e pedestres, é a construção do trevo de acesso à BR-470 via rua Blumenau, e conclusão da pavimentação. Na manhã desta sexta-feira os funcionários da empresa MG Construção Civil LTDA, trabalhavam na aplicação da capa asfáltica e colocação de faixas elevadas, uma das últimas etapas da obra.

Os trabalhos nas ruas adjacentes Pastor David Quintino e Guilherme Quisinski também seguem acelerados. As duas ruas já receberam a pavimentação asfáltica, faltando apenas a colocação de meio-fio e cobertura das bocas de lobo.

Todo o projeto soma mais de 3 mil metros quadrados de pavimentação. Também está prevista a construção da rede de drenagem pluvial, passeios, faixas elevadas e sinalização horizontal e vertical. A obra que iniciou em 2012, e que foi paralisada em 2014, deverá ser concluída até o fim deste ano. O investimento será de R$ 667.594,45, e contará com recursos do Governo de Santa Catarina e contrapartida do município.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP