Projeto Bombeiros na Escola forma 284 crianças em Ibirama

22/10/2018 14:49

A noite da última quinta-feira, 18, foi de festa e vibração para centenas de estudantes do ensino fundamental de nove escolas municipais, estaduais e particular de Ibirama. Acompanhados dos familiares, 284 estudantes lotaram o Ginásio de Esportes João Moretti para a formatura no Projeto Bombeiros na Escola, apoiado pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), Prefeitura Municipal e Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O Projeto Bombeiros na Escola é ministrado há quatro anos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e visa disseminar conhecimentos de prevenção para esta faixa etária, com o objetivo de colaborar com a segurança comunitária.

Estiveram presentes na cerimônia lideranças políticas, empresários, dirigentes escolares e comunidade em geral.

Projeto realizado em oito encontros

Durante oito encontros com cada turma, num total de 16 aulas, foram passadas instruções voltadas à prevenção de acidentes na escola, em casa e no trânsito; prevenção e combate a incêndios; noções básicas de primeiros socorros além de palestras sobre ética e exercício da cidadania.

As escolas de Ibirama, ao longo dos anos, já destinam um horário na grade curricular para que o projeto possa ser aplicado. Um instrutor bombeiro voluntário vai até a escola e ministra as aulas, aliando muito conteúdo prático. As atividades tiveram início em março e prosseguiram até agosto.

Durante dos encontros, foram realizadas tarefas que, depois foram analisadas em conjunto entre a Corporação e as Escolas, e escolhidos os melhores trabalhos de cada assunto para integrar a apostila que foi entregue junto com o certificado de formatura.

Resultados práticos

O comandante Marcos da Silva agradeceu o trabalho dos bombeiros que se colocaram como voluntários, desejando colaborar com suas comunidades por meio deste projeto. Destacou ainda que, cada aluno formado atua como multiplicador fora da escola. “Desde que o projeto foi implantado, percebemos uma grande redução nos atendimentos por queimaduras e demais acidentes domésticos. Este é o caminho acertado, atuar na prevenção e formar um exército de multiplicadores de conhecimento”, disse.

O gerente da Usina Salto Pilão, Luís Cláudio Ribeiro, enalteceu a corporação de Ibirama pela voluntariedade e o desejo de colaborar com a segurança da comunidade ibiramense por meio deste projeto. “Dialogar e buscar a segurança coletiva é uma necessidade e deve ser um compromisso de todos. Em nome do CESAP, parabenizamos a todos envolvidos no Projeto – Bombeiros, escolas, alunos, famílias e apoiadores – pela dedicação e incentivo”.

Texto: Jair Fabiciack

Fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP