Prefeitura e entidades firmam parceria para garantir contratação de Jovem Aprendiz

09/11/2018 14:02

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Programa Acessuas Trabalho, realiza no dia 13 de novembro, às 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ibirama, uma reunião para tratar da contratação de Jovem Aprendiz, como também, solucionar as dificuldades relacionadas à falta de instituição habilitada para ministrar o curso em Ibirama.

A proposta conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Logistas de Ibirama (CDL), Associação Comercial e Industrial de Ibirama (ACIIBI), e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e a reunião será voltada aos empresários do município que possuem interesse em contratar jovens que buscam a inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, a parceria é fundamental para estimular a geração de empregos e suprir as deficiências de mão de obra em setores específicos. “Muitos jovens têm vontade de trabalhar, mas não recebem oportunidades devido a falta de capacitação. A união entre a prefeitura e as entidades como CDL e ACIIBI, permitirá que alternativas sejam criadas para que possamos solucionar este problema”, afirmou.

Programa Jovem Aprendiz

O programa foi criado para o cumprimento da Lei 10.097/00, que estabelece cota obrigatória para a profissionalização de adolescentes e jovens na própria empresa.

No município de Ibirama, não existe curso de aprendizagem para atender as empresas do segmento de comércio e serviço. As empresas do município estão encontrando dificuldades na hora de efetuar a contratação e matrícula dos adolescentes, sendo que alguns jovens estão sendo encaminhados para realizar o curso em Rio do Sul.

De acordo com a assistente social do Programa Acessuas Trabalho, Antoniela Cristina Ferreira, durante a reunião será discutida uma forma de viabilizar a abertura de uma turma de aprendizagem em Ibirama. “O CIEE, instituição habilitada a oferecer o curso, tem interesse em abrir uma turma de aprendizagem em Ibirama, que atenderá a demanda de forma imediata, com previsão de iniciar uma turma ainda no ano de 2018”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP