Ibiramenses podem contribuir com Planejamento Estratégico - 2019/2023

12/11/2018 09:58

No início de 2017, uma parceria firmada entre a Prefeitura de Ibirama e o professor Marino Luiz Eyerkaufer, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Projeto de Extensão: Formação para gestão estratégica e a nova governança pública, permitiu a construção do Planejamento Estratégico: Ibirama 2019/2023, que surgiu da necessidade de integrar as ações e setores do município, como também, definir as prioridades de investimento dos recursos públicos.

Outra etapa do Planejamento Estratégico consiste em compartilhar estas informações junto com a comunidade e coletar informações, que poderão ser incorporadas ao estudo. Para tanto, serão realizadas três reuniões setoriais que serão abertas a toda a comunidade. No dia 20 de novembro o encontro ocorre no bairro São Miguel, na Escola Municipal Tancredo Neves. No dia 21, os ibiramenses poderão participar da reunião no distrito de Dalbérgia, na Sociedade Esportiva Guarani. Em 26 de novembro a reunião ocorre no salão da Paróquia Santo Huberto, no Centro. Todas as reuniões têm início às 19h.

Os cidadãos ibiramenses que quiserem dar sugestões sobre o Planejamento Estratégico, podem acessar o site da prefeitura (www.ibirama.sc.gov.br), clicar no banner que aparece na abertura e preencher o formulário. Outra oportunidade de manifestar-se é por meio de urnas que serão colocadas em pontos estratégicos do município.

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, a sociedade brasileira está debatendo, com intensidade cada vez maior, a produtividade e a qualidade dos processos e das decisões no âmbito público. “O plano consiste em analisar o cenário atual e futuro do município, para apontar suas potencialidades e fragilidades, internas e externas, a fim de implementar ações para atingi-los, por meio da ativa participação do cidadão e o efetivo controle social sobre a gestão pública”, afirmou.

Etapas da construção do Planejamento Estratégico 2019/2023

O plano tem como premissas o desenvolvimento sustentável como guia de todas as ações, a governança pública como modelo de gestão e a eficiência, eficácia e a efetividade como parâmetros de desempenho. A integração das políticas públicas é essencial para o desenvolvimento local, pois permite a efetiva participação de todas as áreas do município e da comunidade.

A construção do plano ultrapassou três etapas, sendo a primeira, a sensibilização das lideranças, a segunda, reuniões de planejamento junto ao grupo de trabalho de cada secretaria para criação da proposta inicial do plano de desenvolvimento e a terceira que é a socialização do plano com os pares de cada área, aberto à sugestões. “Nesta quarta etapa vamos socializar esse plano com a comunidade, que poderá contribuir com sugestões. Dessa forma seremos mais assertivos ao planejar as ações da administração municipal de Ibirama para os próximos anos”, afirmou o professor, Marino Luiz Eyerkaufer. A partir de setembro deste ano quando forem concluídas as reuniões com a comunidade, inicia-se a construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Ibirama (2019-2023).

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP