Saúde de Ibirama fecha o ano com conquistas importantes

19/11/2018 09:01

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, fez uma avaliação das ações e investimentos realizados na Saúde em 2018. Objetivos como melhorias estruturais, investimentos em tecnologia, capacitação de servidores e transparência foram alcançados, proporcionando melhor ambiente de trabalho aos servidores e maior qualidade no atendimento de usuários.

Uma das principais obras é a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, que deverá ser concluída até o fim do ano. A parte estrutural está na etapa de revestimento cerâmico, instalação elétrica, pintura, paisagismo e ajardinamento. O espaço deverá ser aberto para atendimento nos primeiros meses de 2019, logo que for concluída a colocação de todo o mobiliário e dos equipamentos. “Todos os pacientes que são atendidos no PAM, passarão a utilizar este novo espaço, com mais conforto e qualidade de atendimento”, destacou.

A UBS contará com salas de recepção e espera, consultórios de acolhimento, ala odontológica, salas de inalação, observação, procedimento, coleta, vacinas e curativos. "Todo projeto foi cuidadosamente pensado para disponibilizar ao cidadão ibiramense um local amplo, moderno, centralizado e que trará mais conforto nos atendimentos”, destacou o prefeito, Adriano Poffo.

A obra, estabelecida na rua Alvin Duwe, conta com investimentos de R$ 800 mil, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do município, e está sendo executada pela empresa licitada Balbinot Construções, de Concórdia.

A UBS “Lina Bortz”, da localidade de Rio Sellin, foi totalmente reformada. A empresa JC Construções, de Ibirama, vencedora da licitação, executou melhorias em toda estrutura, incluindo cobertura, forro, instalações cerâmicas, esquadrias de portas e janelas e implantação de acessibilidade. Foram investidos cerca de R$ 85 mil em recursos próprios.

Preocupação com acessibilidade

A maioria das unidades de saúde do município não atendiam as normas de acessibilidade para pessoas com deficiências e idosos, problemas que foram solucionados este ano, com adequações como rampas de acesso e estacionamentos privativos, conforme as normas vigentes. Foram investidos cerca de R$ 95 mil nas adequações.

As melhorias estruturais beneficiaram pessoas como Hélio da Silva, de 62 anos, que foi o primeiro paciente atendido na nova Clínica de Fisioterapia Francisca Fritz, localizada na rua Magdalena Aichinger, inaugurada em 21 de abril deste ano. Foram investidos R$ 183.802,40, sendo R$ 100 mil viabilizados por meio de um convênio com o Governo de Santa Catarina e recursos próprios.

A nova clínica veio substituir um espaço improvisado que existia junto ao Ginásio de Esportes João Moretti, e que não atendia as normas estruturais e sanitárias para o serviço. “Aqui é outro nível, nem se compara, a diferença é muito grande. Lá era tudo bem precário, o espaço não era tão limpo e tão confortável quanto aqui”, comemorou Silva.

Investimentos em tecnologia e transparência

Uma das principais preocupações da administração é garantir a transparência nos atendimentos em saúde. Por isso o município aderiu ao sistema Lista de Espera SUS, desenvolvido pela área de tecnologia da informação do Governo de Santa Catarina. O cidadão pode ter acesso as informações sobre a sua posição e previsão de atendimento nas listas de espera por serviços de saúde. O link de acesso está disponível no site da Prefeitura de Ibirama, na aba de “Acesso Rápido”.

A ordem de agendamento e atendimento é definida a partir de critério cronológico ou avaliação da situação clínica do paciente, visando, assim, atender a população catarinense de acordo com os princípios da universalidade e equidade no acesso aos serviços do SUS. “Dessa forma garantimos um atendimento justo aos nossos pacientes, pois não existem maneiras de ninguém furar fila”, afirmou Poffo.

As Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) do município, receberam uma ferramenta que deverá impactar diretamente na qualidade do atendimento ao cidadão. Com investimento de R$ 57 mil por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), 45 tablets foram adquiridos para dar maior organização aos trabalhos. O equipamento possibilita a coleta das informações no momento da visita aos munícipes, evitando o retrabalho de digitação, permitindo maior produtividade.

Izabel garantiu que este investimento tecnológico promoverá maior transparência na oferta dos serviços para a população. “Além de todo o trabalho orientativo de prevenção e promoção à saúde, os ACSs precisam preencher os seus relatórios de produtividade, o que será possível ser feito no ato da visita. Pelo sistema, também poderemos saber, por sinal de GPS, qual a posição de cada servidor durante seu expediente de trabalho”, afirmou.

Mutirões de saúde

Com objetivo de normalizar a fila de espera para alguns procedimentos, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de saúde que disponibilizou cerca de 400 exames de ultrassonografia e 370 exames de mamografia. A Lorena dos Santos, de 35 anos, foi uma das beneficiadas pelo mutirão. “Foi uma coisa muito boa para nosso município e para a população que estava necessitando realizar estes exames”, pontuou.

A Prefeitura aderiu a uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, onde conseguiu viabilizar 200 cirurgias para cura da catarata, que foram realizadas entre os dias 10 e 12 de junho, no Hospital Comunitário Annegret Neitzke, em Pouso Redondo.

O município também apresentou bom desempenho na avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade das Equipes de Atenção Básica, realizado pelo Ministério da Saúde. “Obtivemos um aumento de 129% de melhoria, o que mostra que todo o trabalho que vem sendo realizado desde o início da nossa administração tem alcançado bons resultados”, finalizou Izabel.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP