(47) 3357 8500

Ibirama oferece espaço Bem Vestir para usuários de programas sociais

30/11/2018 08:44

Um ato de filantropia que é praticado por muitos, ganhou um toque acadêmico e de profissionalismo em Ibirama. Foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 29, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Espaço Bem Vestir, idealizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o curso de Moda do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Ibirama.

 

A ideia consiste em otimizar o processo de reaproveitamento de roupas, usando a sustentabilidade como foco. O projeto compreende todo o processo, desde campanhas para doação dessas vestimentas até o acompanhamento e orientação do uso do beneficiado final.

 

De acordo com o executor do Projeto Bem Vestir, o acadêmico de moda do IFC, Augusto de Paula Fonseca, o objetivo é proporcionar o bem-estar dessas pessoas que serão beneficiadas pelo trabalho. “As roupas que serão encaminhadas para doação passarão por um processo de seleção e higienização. Após, elas serão colocadas no Espaço Bem Vestir, a disposição dos usuários dos serviços assistenciais no município, que receberão orientações sobre sustentabilidade e moda”, explicou.

 

O secretário de Assistência Social e Habitação do município, idealizador do projeto, Felipi Ponchielli dos Reis, explica que o espaço é voltado aos usuários que atendem aos critérios de concessão de Benefícios Eventuais por Vulnerabilidade Temporária. “Não queremos oferecer uma proposta assistencialista, mas dar maior dignidade e segurança material para essas famílias que passam por dificuldades momentâneas”, explicou.

 

Augusto explica que o projeto será transformado em um artigo acadêmico, com objetivo de multiplicar a ideia em outros municípios, como ocorreu no Seminário de Moda Inclusiva, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Florianópolis.

 

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, parabenizou a equipe pelo pioneirismo de ideias. “Vamos mudar este conceito de doação de roupas velhas e estimular a sustentabilidade, pois muita coisa que não serve para gente, poderá ser muito importante para o outro. É mais um espaço voltado ao atendimento das pessoas que usam os espaços da Secretaria de Assistência Social”, frisou.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando