Planejamento Estratégico 2019-2023 contou com a participação popular

07/12/2018 10:41

A prefeitura de Ibirama, em parceria com a Udesc, promoveu três reuniões regionais para compartilhar com a comunidade as atividades referentes ao Planejamento Estratégico 2019-2023. As reuniões ocorreram nos dias 20, 21 e 26 de novembro, nos bairros São Miguel, distrito de Dalbérgia e Centro, respectivamente. O objetivo foi apresentar a construção do Planejamento Estratégico e estimular a participação popular na construção das ideias por meio de formulários.

As apresentações foram conduzidas pelo professor da Udesc, Marino Eyerkaufer, responsável pela construção colaborativa do documento. Também foram realizadas dinâmicas com o objetivo de proporcionar interação entre agentes políticos e comunidade. “Reunimos pessoas que não se conheciam, que nunca tinham conversado, para falar sobre diversos assuntos que envolvem Ibirama. Esta é uma forma de aproximar as pessoas e diversificar as ideias”, comentou o professor.

O planejamento estratégico em etapas

A construção do Planejamento Estratégico 2019/2023 iniciou em 2017, com a sensibilização de lideranças, construção dos grupos de trabalho e apresentação de ideias. Na etapa dois, realizada entre novembro de 2017 e agosto de 2018, ocorreram reuniões de planejamento junto ao grupo de trabalho de cada secretaria para criação da proposta inicial do plano de desenvolvimento.

As etapas posteriores tiveram como objetivo socializar o plano com os participantes de cada área e também com a comunidade, além da coleta de sugestões que serão incluídas na finalização do documento, última etapa do processo. “Nas reuniões também foram repassadas para a comunidade as formas de participação junto ao Poder Público”, explicou o professor.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, afirmou que este planejamento será a cartilha para condução da administração do município nos próximos anos. “Entidades como a Aciibi e a CDL de Ibirama também participaram da construção desse planejamento, que norteará o desenvolvimento de nossa cidade. Esta não é uma conquista da nossa administração, mas uma conquista da população de Ibirama que foi representada”, explicou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP