Prefeitura de Ibirama divulga datas para pagamento do IPTU

14/01/2019 12:49

O município oferece descontos significativos para os contribuintes que pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019, em parcela única. Quem quitar o débito até o dia 20 de fevereiro, receberá desconto de 15% sobre o imposto. Para pagamento à vista, com desconto de 10%, o vencimento ficará para o dia 20 de março de 2019. Quem quiser quitar o débito no dia 20 de abril, o desconto será de 5%.

O valor também poderá ser parcelado. A quantidade de parcelas será definida com base no valor do imposto a ser pago. Quem paga IPTU até R$ 90, por exemplo, poderá parcelar o débito em até três vezes. Valores acima de R$ 270,01, poderão ser parcelados em até 10 vezes, sendo que as datas de vencimento serão próximas ao dia 20 de cada mês. Os pagamentos devem ser realizados nas agências bancárias.

O carnê pode ser retirado no Setor de Tributação da Prefeitura de Ibirama, a partir do dia 25 de janeiro. Também existe a possibilidade de fazer o download no site da prefeitura, na aba Portal do Cidadão, onde já está disponível.

Coleta de Lixo

O valor unitário para o exercício de 2019, foi fixado em R$ 1,44 por coleta, baseado na quantidade de imóveis com o número de frequências semanais por ruas.

Pedidos de isenção de IPTU

Os moradores de Ibirama que atendem aos critérios para o pedido de isenção do IPTU, devem protocolar a solcitação até o dia 31 de maio de 2019. Têm direito ao benefício alguns aposentados, agricultores que apresentem nota de produtor rural, proprietários de terreno com reflorestamento superior a 30 mil metros quadrados e de casa enxaimel.

Além dos documentos pessoais, os aposentados precisam apresentar um documento que apresente os motivos da aposentadoria e os agricultores, as notas de produtor rural. A área de reflorestamento será visualizada em campo pelos fiscais da prefeitura e as casas enxaimel serão verificadas no cadastro imobiliário do município.

Os pedidos de isensão serão analisados por meio de uma Comissão, composta por sete membros, e caberá ao secretário de Administração e Finanças a homologação dos resultados.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP