Ibiramenses participam da Copa América de Downhill 4X

15/01/2019 11:27

Quatro atletas ibiramenses de Downhill competirão em mais uma edição da Copa América de Downhill 4X, que será realizada entre os dias 18 a 20 de janeiro, na pista Ski Mountain Park, em São Roque, em São Paulo.

A prova, realizada anualmente, é disputada em formato mata-mata, entre quatro pilotos nas categorias masculino e feminino elite, onde apenas dois deles em cada bateria passam para as próximas chaves. Serão cerca de 150 pilotos brasileiros e também de outros países competindo.

A pista será a mesma do ano passado, apenas com algumas alterações. Toda a prova será transmitida pela Rede Globo e pelo Esporte Espetacular e segue até o domingo com as premiações e a grande decisão.

Na sexta-feira (18) o dia será destinado para os treinos livres. Já no sábado (19), cada bateria será composta por quatro pilotos e terá uma descida classificatória onde os pilotos largam individualmente para a tomada de tempo.

Em entrevista à repórter Jéssica Sens, do jornal Diário do Alto Vale, o ibiramense Lucas Borba, conhecido como “Lukinha”, afirmou que a preparação para a prova não para. “Nesta época do ano estamos nos dedicando muito a parte de bicicross, largadas e até à alguns treinamentos específicos para esse tipo de prova, mas estamos sempre buscando nos aperfeiçoar e é claro, focados para ficar entre os melhores e avançar em cada bateria, onde todos os pilotos dão a vida para seguir para as próximas fases. Não é uma prova fácil, já que tem muito contato físico com os demais atletas e pode até haver quedas, o que torna a prova ainda mais complicada”, explicou.

Rainha da Montanha é de Ibirama

A Rainha da Montanha, Bruna Ulrich, que atualmente é a hexacampeã brasileira e vencedora da competição na edição de 2018, explica que a tensão está presente em todas as competições. “Esta é uma prova bem desafiadora como um todo, já que é bem diferente da modalidade que eu pratico, começando por um gate onde você deve se equilibrar e largar ao lado de outros pilotos e ainda, tendo que dividir a pista o tempo todo com as adversárias. Isso sem dúvida, é bem desafiador, já que não é possível prever como as coisas irão acontecer durante a prova, até porque o seu traçado ali na pista, nunca será o mesmo. A descida não depende só de você, já que terá mais três pilotos com o mesmo objetivo que o meu, o título. Estou bem confiante para essa prova, já que venci a edição do ano passado, mas sempre com aquele receio, por saber que tem outras meninas competindo no bicicross. Elas já estão bem acostumadas à largar em gate, com mais pilotos ao lado, o que ajuda bastante, mas isso não será nenhum problema para mim, pois não vou ficar para trás”, frisou.

O veterano Nataniel e a novata Ana Maria

Assim como Bruna e Lukinha, quem também estará na briga pelo título, é o Nataniel Giacomozzi, que já pisou três vezes no pódio dessa competição. Segundo ele, a classificação é o principal foco na prova.

“Quero avançar nas fases e brigar pelo título, pois nesse dia, a sorte conta muito, pois como a competição é baseada mais no contato com os outros pilotos, você de certa forma, acaba se enroscando com outro atleta e aí a prova já vai para o espaço, mas vou confiante para essa prova, afinal, tudo pode acontecer. Estaremos na torcida para os atletas aqui de Ibirama e vamos todos em busca do título”, destacou.

Além do Nataniel, quem também vai aproveitar a primeira competição da temporada será a atleta Ana Maria Xavier dos Santos. Esta será a primeira competição dela em São Paulo e segundo a ibiramense, ela está preparada para a prova.

“Estou muito feliz em receber esse convite. Os treinos são diários, sei que não será nada fácil, pois vou correr ao lado de meninas muito experientes, uma delas é a Bruna Ulrich, mas darei o meu melhor na prova e espero assim como todos os pilotos, me classificar e ir até a final. Só tenho a agradecer a todos que torcem por mim”, concluiu.

Os atletas de Ibirama contam com o apoio da Prefeitura de Ibirama, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME).

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP