Ibirama reivindica investimentos junto ao governo de Santa Catarina

18/01/2019 10:08

A construção de um quartel para abrigar a 2º Companhia de Polícia Militar de Ibirama, o aumento do efetivo de policiais e o apoio para a ampliação do sistema de videomonitoramento no município foram os assuntos da primeira conversa entre o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, e membros do primeiro escalão do novo governo do Estado. As reivindicações foram feitas ao diretor-geral da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff.

A edificação de um prédio para a Polícia Militar de Ibirama é uma história que se arrasta desde 2009, quando o município fez a doação de um terreno na rua Blumenau, nas proximidades da Delegacia de Polícia de Ibirama.

Na época, o falecido Aldo Schneider, que foi deputado estadual e liderança política da região do Alto Vale do Itajaí, era secretário de Desenvolvimento Regional de Ibirama e conseguiu viabilizar a elaboração do projeto executivo junto ao Governo do Estado. “Com o projeto em mãos, foram abertas três licitações, sem interessados em executar a obra devido ao baixo valor do orçamento”, explicou Poffo.

Na administração atual, o prefeito solicitou que o projeto fosse refeito, porém os recursos, que estavam previstos no programa estadual Pacto por Santa Catarina, não estavam mais disponíveis. “Temos o terreno e o projeto. Aproveitamos que o novo governador tem essa visão especial para a segurança pública e solicitamos esses investimentos que resultarão em mais tranquilidade para nossos moradores e comodidade para os policiais”, afirmou.

A audiência também contou com a presença do secretário de Administração e Finanças, Fábio Fusinatto e do vereador, Valdemar Schaeffer.

Aumento de efetivo

O prefeito também pediu o aumento do efetivo de policiais militares que encontra-se defasado na região do Vale Norte. A 2ª Companhia de Polícia Militar, que é subordinada ao 13º Batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul, atende aos municípios de Ibirama, Presidente Getúlio, Dona Emma, José Boiteux, Witmarsum e Vitor Meirelles.

Em conversa com o comandande da companhia, Capitão PM Nilvo Pfleger, realizada antes da audiência em Florianópolis, o prefeito conversou sobre outras prioridades para a segurança do município.

Ampliação da rede de videomonitoramento

Da reunião surgiu a ideia de ampliação da rede de videomonitoramento no município, integrando mais câmeras ao sistema utilizado atualmente pela Polícia Militar. Pontos estratégicos para implantação dos equipamentos estão sendo mapeados por meio de uma parceria entre policiais militares e civis.

Com o projeto em mãos, o município pretende estender a ideia para empresários e comerciantes do município. “O sistema que nos foi apresentado já é referência em outros municípios e tem um custo de implantação razoável, que poderia ser absorvido pelo município em parceria com a comunidade”, explicou.

O sistema contempla também câmeras dotadas com o Optical Character Recognition (OCR), uma tecnologia que reconhece os caracteres da placa e cruza informações com o banco de dados do Detran e identifica instantâneamente veículos furtados ou com irregularidades financeiras. “Os equipamentos com este software serão implantados nas vias de acesso à cidade, o que deverá garantir maior segurança aos moradores não só de Ibirama, mas de outros municípios da região do Vale Norte”, afirmou o prefeito.

O novo sistema também permite o acesso remoto por meio de smarthphone, sendo que os policiais podem acessar as imagens das câmeras no próprio aparelho de telefone móvel.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP