Implantação da rede de esgoto chega à etapa final em Ibirama

24/01/2019 10:03

Uma reunião realizada na tarde de quarta-feira, 23, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, em Ibirama, definiu o cronograma final da implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto no município. O engenheiro civil responsável pela execução da obra, Jeverton Moraes, repassou ao prefeito, Adriano Poffo, as novas ações em relação a obra.

Atualmente, a STC-Engenharia, empresa que está realizando os serviços, atua em duas frentes de trabalho. Tanto na rua Tiradentes, quando na rua Anita Garibaldi, n Centro, está sendo concluída a implantação da rede de coleta de esgoto. A expectativa é que até o fim de fevereiro o pavimento das duas ruas seja recomposto com a pavimentação asfáltica.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, reforçou o pedido de organização na obra, principalmente ao que se refere ao controle de trânsito, molhadura das ruas e recomposição do pavimento. “No ano passado conversamos com o proprietário da empresa e ficou acordado que as repavimentações que não ficarem de acordo com as normas de qualidade serão refeitas”, explicou.

Uma nova frente de trabalho deverá ser aberta no ínicio da próxima semana, para conclusão da estação elevatória do pátio do Centro Administrativo Ivo Muller. O prefeito questionou os motivos do atraso e o engenheiro explicou que a empresa está com dificuldades para conclusão da tampa do reservatório. “A conclusão da obra da estação elevatória deverá levar pelo menos 15 dias. Após isso, restará apenas o trabalho de recomposição do pavimento”, explicou o engenheiro.

Também deve entrar em ritmo acelerado a construção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), localizada na rua 25 de Julho. A terraplanagem do terreno foi concluída e a STC-Engenharia ficará responsável pela construção de parte do prédio. “O restante da obra, que envolve questões mais técnicas, será feito por outra empresa, especializada neste tipo de serviço”, explicou Moraes. A obra será concluída pela Sanevix Engenharia.

As obras da rede de coleta e tratamento de esgoto iniciaram em setembro de 2016. O prazo inicial de contrato entre a Casan e a STC - Engenharia para finalização da obra era dezembro de 2017, porém, após celebração de aditivos este prazo foi estendido. O investimento total no sistema é de cerca de R$ 16 milhões.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Marcelo Zemke