Mais de 1,8 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de ensino de Ibirama

07/02/2019 11:15

Na próxima segunda-feira, 11, mais de 1,8 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de ensino de Ibirama. Serão 11 unidades de atendimento à Educação Infantil e Ensino Funtamental. Pouco mais de 600 alunos devem retornar às aulas apenas no dia 25 de fevereiro, devido às obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Christa Sedlacek, maior unidade educacional do município.

O transporte escolar retornou ao atendimento de alunos do regime de plantão dos Centros de Educação Infantil no dia 1º de fevereiro. Atualmente, cerca de 80% dos alunos de Ibirama utilizam transporte escolar gratuito, fornecido pelo município.

O cardápio dos alunos também já foi preparado pela área de nutrição da Secretaria de Educação, sendo que na Educação Infantil são servidas cinco refeições diárias e duas, no Ensino Fundamental. “Desde o início da atual administração ampliamos também a Compra Direta do Agricultor, onde colocamos na merenda produtos de qualidade produzidos pelos agricultores de nossa cidade”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marilene Collet Krause.

Outro diferencial da rede municipal de ensino de Ibirama é a garantia de atendimento a todos os alunos, considerando que após a implantação do Zoneamento Escolar, não há fila de espera na Educação Infantil ou Ensino Fundamental.

Na área pedagógica, os professores pretendem ampliar o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula e uma das novidades é a plataforma Google For Education, como também, práticas inovadoras com tecnologias digitais.

Tecnologia em sala de aula foi tema de formação de professores

No período de recesso que antecede o início das aulas, os professores da rede municipal de ensino realizam capacitações com orientações que serão aplicadas em sala de aula durante o ano letivo. Marilene destacou a apresentação da plataforma Goolge For Education pela agente administrativa Daiana Carla Zitkoski. “O uso dessa ferramenta permitirá aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos, resultando em melhor qualidade de ensino”, explicou. Como o sistema está em implantação, o ano também será de adaptação do corpo docente a nova ferramenta.

A secretária também destacou a proposta das professoras Neusa Ana Slomski Angioletti e Rosimeire Jacinto, referente a práticas inovadoras com uso das tecnologias digitais na educação. “Durante o ano, cada professor deverá apresentar uma proposta diferenciada, aliando a pedagogia e a tecnologia em sala de aula. Tenho certeza que boas práticas na educação surgirão após este estímulo à criatividade também dos professores”, afirmou a secretária.

Atendimento humanizado na Educação Infantil

Os professores da Educação Infantil participaram de uma palestra com Jarvis Alexandre Zermiani, que abordou o desenvolvimento de pessoas. A psicóloca Laíse também falou sobre as formas que os professores devem agir no acolhimento às crianças. “Foram repassadas informações sobre a rotina de trabalho e de que forma ela influenciará no desenvolvimento físico, psicológico e social da crianças”, afirmou Marilene.

O período de formação será encerrado nesta sexta-feira, 8, com a participação dos professores da rede municipal de ensino de Ibirama em uma palestra que será promovida pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) com Júlio César Furtado dos Santos, com o tema “As desaprendizagens do professor”, a qual marcará a abertura do ano letivo 2019.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama