Ibirama se prepara para “Dia D” contra a Febre Amarela

15/02/2019 15:43

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, realiza em 9 de março o “Dia D” de vacinação contra a Febre Amarela, devido a inclusão da região no mapa de área endêmica para a doença. O público alvo são crianças de 9 meses à pessoas de até 59 anos. A imunização não é recomendada para gestantes, pessoas em tratamento médico e mulheres que amamentam bebês com menos de nove meses. Para os idosos com idade superior a sessenta anos, a dose deve ser aplicada sob prescrição médica.

Segundo a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, a intensificação da vacinação servirá para que o município se antecipe a chegada do vírus na região. “Como esta vacina entrou no calendário oficial de vacinas de rotina de crianças e adultos, chegará o momento em que grande parte da população estará imunizada”, frisou.

A agente administrativa da Sala de Vacinas do Pronto Atendimento Médico (PAM) de Ibirama, Ana Paula Cardoso, salienta que também estarão disponíveis neste dia as vacinas de Tétano, Hepatite B, Sarampo, Caxumba e Rubéola. “É a oportunidade de todas as crianças atualizarem suas carteirinhas de vacinação. Estamos a disposição para eventuais dúvidas pelo telefone 3357-8612”, explicou.

No dia 9 de março os ibiramenses podem procurar as unidades de saúde que possuem salas de vacinas. São elas, os postos de saúde do bairro São Miguel e do Distrito de Dalbérgia, além do PAM. As unidades estarão abertas entre 8h e 17h, sem fechar para o almoço. Ana Paula ratifica que a vacina contra a Febre Amarela está a disposição de todos os munícipes nos horários de rotina destas três unidades.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP