(47) 3357 8500

Maior tirolesa urbana do Brasil passa por manutenção

20/02/2019 09:26

A maior tirolesa urbana do Brasil recebeu manutenção na tarde desta terça-feira, 19. O trabalho foi realizado pelo técnico Wilson Miguel, do Grupo Eco & Eco, especializado no trabalho. Foram verificadas as estruturas que sustentam os cabos de aço, grampos de amarração e todo o cabeamento.

 

Segundo Miguel, o equipamento é construído com objetivo de não necessitar a realização de manutenção, mas, além do trabalho preventivo que é realizado pela equipe que explora o equipamento turístico, anualmente a estrutura é toda analisada. “Todo o cabeamento é hiperdimensionado para função, então é praticamente impossível ocorrer algum problema de rompimento”, explicou.

 

As estruturas que sustentam os cabos de aço são concretadas no solo, com base e produndiade de 2,20 metros. Os cabos são de aço especial galvanizado de meia polegada, próprios para este tipo de equipamento, constituídos de seis cabos principais, formados por 11 fios de aço cada. “Existe um terceiro cabo que não deve ser utilizado para apoio, pois este serve apenas para sinalização”, argumenta.

 

A empresa Ibirama Rafting, que explora o equipamento turístico comercialmente, realiza a lubrificação do cabo duas vezes por mês com vaselina industrial. “Por ser aço galvanizado, ele não oxida, mas o desgaste comum das roldanas utilizadas nas descidas acaba soltando um pó bem fino, que grudado ao cabo pode oxidar e dar um aspecto de ferrugem ao cabo”, explicou o técnico.

 

A tirolesa de Ibirama é considerada a maior estrutura urbana do país. Possui 1.045 metros de extensão e no ponto mais alto chega a 70 metros, suportando uma capacidade de carga de 120 quilos. As descidas podem ser agendadas por meio do telefone 47 98813-1895.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando