Programa de incentivo à leitura no berçário em Ibirama recebe prêmio nacional

21/02/2019 15:06

O município de Ibirama recebeu na terça-feira, 19, o prêmio de Escola Destaque Nacional de Acompanhamento de Aprendizagem, com o inédito trabalho de incentivo à leitura realizado no Centro de Educação Infantil Ruth Schlei, do bairro Ponto Chic. Foram 10 unidades escolares premiadas, dentro de um universo de 1.130 escolas participantes em todo Brasil. A Secretaria de Educação do município também foi finalista na Categoria Destaque Nacional em Gestão Escolar, responsável pela formação dos gestores escolares.

A honraria foi entregue durante a Oficina de Pactuação do Programa Parceria pela Valorização da Educação 2019 (PVE), viabilizado pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), do Grupo Votorantim. A Secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, em sua participação no Painel de Boas Práticas em Tutorias para Professores destacou, para profissionais dos 100 municípios, que o PVE tem auxiliado no engajamento das pessoas, na articulação e sinergia com outras áreas do poder público e sociedade. “E o melhor de tudo: o PVE está nos auxiliando em oferecer melhores oportunidades e dar as condições que os estudantes precisam para desenvolver suas competências e habilidades”.

Projeto estimula o acesso à leitura desde o berçário

Incentivar crianças com idade entre 8 meses e 1 ano e 5 meses a ler pode parecer estranho, mas é possível. A proposta idealizada pela professora do Centro de Educação Infantil Ruth Schlei, Silvana Aparecida Sehnem, tem como objetivo incluir a leitura na rotina das crianças desde o início de sua formação. “Ao ter contato com a leitura desde os primeiros meses de vida, quando a criança iniciar o processo de alfabetização, ela terá uma proximidade maior com os livros, e consequentemente poderá se tornar um jovem, um adulto leitor”, explicou Silvana.

O trabalho envolve também os tipos de materiais que os livros são produzidos, que são de pano no início, posteriormente passam para o plástico e por fim, as crianças têm contato com livros nos formatos padrões. “Nossa intenção é fazer com que as crianças estejam familiarizadas com os livros e que eles façam parte da vida delas desde o início”, revelou a professora.

As crianças também realizaram visitas monitoradas à Biblioteca Municipal e conheceram a Kombiteca, no CEI Florinda Zemke dos Santos, no Distrito de Dalbérgia. “É uma Kombi que foi transformada em uma biblioteca. É uma forma de criar um atrativo a mais para as crianças se interessarem pelos livros”, explicou a técnica Formadora de Gestores, Daiana Carla Zitkoski.

O trabalho é realizado no município há 20 anos, mas ganhou evidência no ano passado, ao ser selecionado pelo PVE. Ele também estimula o fortalecimento de vínculos entre pais e crianças. No CEI foi construído um painel literário, onde os pais podem levar as obras para serem lidas para os filhos em casa. “Geralmente as obras são escolhidas pelos próprios filhos”, explicou a professora.

O trabalho também foi retratado em um vídeo produzido pela própria equipe, e foi selecionado para ser apresentado durante o evento, entre 104 municípios participantes. “O vídeo aborda o acompanhamento de aprendizagem e todo o trabalho que foi realizado pelos educacodres de ibirama em 2018. Os municípios selecionados foram Ibirama e Aracruz, no Espírito Santo”, explicou Daiana.

O programa é supervisionado pela coordenadora Pedagógica, Maira Jennrich da Costa e pela diretora do CEI, Aline da Silva.

O PVE é uma iniciativa das Empresas do Grupo Votorantim e Suzano que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

Na região, o Programa PVE é desenvolvido através do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela concessão e operação da Usina Hidrelétrica Salto Pilão e que tem como consorciadas a CBA (Votorantim), DMEE Energética e CGEP.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP - Colaboração: Jair Fabiciack

Fotos: Silvana Aparecida Sehnem / Jair Fabiciack