Prefeitura de Ibirama prepara comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher

27/02/2019 14:30

A prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realiza no dia 8 de março, a partir das 19h, uma grande celebração alusiva ao Dia Internacional das Mulheres. O evento será realizado no Pavilhão de Eventos Rodolfo Koffke, localizado na rua 25 de Julho, anexo ao Ginásio de Esportes João Moretti.

De acordo com a secretária da pasta, Fabiani Tenfen Soberanski, o evento está sendo organizado com muito carinho por toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação, para proporcionar uma noite agradável às mulheres ibiramenses. “Teremos diversas atividades voltadas às mulheres, para que possamos lembrar, juntas, esta data tão importante”, frisou.

Serão realizadas rodas de conversa com temas pertinentes às rotinas femininas, apresentações musicais em voz e violão, oficina de cuidados da mulher e espaço fotográfico. As mulheres poderão fazer testes rápidos de saúde, com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde de Ibirama e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Outra atração será a oficina de automaquilagem, com as consultoras da marca de cosméticos Mary Kay.

O Espaço Bem Vestir, da Secretaria de Assistência Social e Habitação, também será montado e as participantes poderão escolher roupas que serão doadas. Haverá oficina de alimentação saudável e sustentável com a equipe da Green House e orientações sobre defesa pessoal, em parceria com a Udesc de Ibirama.

Fabiani explica que uma das principais atrações do evento é a palestra com a advogada Ilda Valentim, de Ibirama. “Ela abordará diversas questões da rotina das mulheres, como também a questão do empoderamento e protagonismo do sexo feminino na sociedade”, explicou.

Origem da data

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.

Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro de movimentos sociais para reivindicar direitos e melhores condições de trabalho, que eram ainda piores do que as dos homens à época.

No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens. No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP