Defesa Civil de Ibirama entra em estado de prontidão

07/03/2019 14:42

Após um alerta emitido pelo serviço de previsão do tempo da Secretaria de Estado de Defesa Civil, o coordenador da Defesa Civil de Ibirama, Fernando Jost, solicitou uma reunião no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, que ocorreu na tarde desta quinta-feira, 7. Desde quarta-feira, choveu cerca de 95 milímetros, o que coloca o município em estado de prontidão, devido ao alerta de escorregamento de terra em alguns pontos.

A previsão é de pancadas de chuva com descargas elétricas e risco de temporais, acompanhados de rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de granizo. Condição de chuva moderada a forte em alguns momentos, em localidades isoladas, acumulando totais horários de 30 milímetros a 50 milímetros. “Não há nenhum motivo para pânico, mas a população deve permanecer alerta até o fim de semana, principalmente em relação a escorregamentos de terra”, frisou o diretor da Defesa Civil.

A movimentação de terra ou rochas próximas as residências pode ser identificada na inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

O prefeito de Ibirama e presidente do Conselho de Proteção e Defesa Civil de Ibirama, Adriano Poffo, afirmou que toda a estrutura da prefeitura estará de prontidão para atendimento à população. “Nossas equipes estão articuladas para seguir as orientações da Defesa Civil em momento de adversidades naturais. É importante que a população também esteja atenta e disposta a ajudar, se necessário”, frisou.

Estiveram reunidos representantes do comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos e Departamento de Trânsito.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP