Educação de Ibirama recebe mais um prêmio de boas práticas

25/03/2019 15:34

A Secretaria de Educação de Ibirama recebeu mais um prêmio de boas práticas na gestão educacional. O Projeto “Tecnologia e Inovação na Escola”, implemenado pela pasta, recebeu o título de “Projeto Inovador 2019”, durante IV Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado na sexta-feira, 22, em Criciúma.

O Projeto surgiu como uma necessidade, a partir das competências a serem desenvolvidas dentro da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), desenvolvida pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão, que objetiva o uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão educacional. “A partir dessa motivação, começamos a esboçar o projeto, sendo que o primeiro passo foi a pactuação com a Google, que é oferecida gratuitamente”, explicou Daiana C. Zitkoski, uma das idealizadoras do projeto.

Em fevereiro deste ano, iniciou-se a formação e capacitação dos professores para uso das novas ferramentas, e os alunos das escolas Bairro Operário, Caminho da Estação, Christa Sedlacek e Tancredo Neves estão participando de aulas extraclasses de “Tecnologias e Mídias”.

Daiana também foi convidada para participar do Painel: Tecnologia acelerando o Desenvolvimento Local, onde pode explanar sobre o projeto, juntamente com os munípios de Chapecó, Brusque e Parauapebas.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marilene Collet Krause, a principal visão com este projeto é qualificar a gestão escolar para o uso da tecnologia, empoderar o professor para quebrar as barreiras do uso da tecnologia em sala de aula e oportunizar aos alunos o contato com as ferramentas da tecnologia. “Direcionamos nossa educação, tanto a parte de gestão quanto a pedagógica, para os desafios diários que são impostos pelo uso das tecnologias”, afirmou.

O vice-prefeito de Ibirama, Jucélio José de Andrade, representou o prefeito, Adriano Poffo, no recebimento do título. “É muito bom ver a Educação de Ibirama mais uma vez ser exemplo para outras prefeituras do nosso país. É dessa forma que conseguiremos ofertar cada vez mais uma educação com qualidade, refletindo em um futuro melhor pra nossa cidade”, frisou.

Google For Education

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas com o objetivo de aperfeiçãr o ensino e envolver estudantes, principalmente crianças e adolescentes. A maior e principal vantagem da ferramenta é a sua disponibilidade. Todo conteúdo inserido na plataforma pode ser acessado a qualquer momento, do local onde o aluno ou o professor estiver, a partir de qualquer dispositivo, uma vez que 100% do material didático, entre livros, trabalhos, documentos, e-mails, agendas e tarefas, fica salvo automaticamente em nuvem.

Com o Google for Education e o armazenamento em nuvem, eliminam-se os custos com servidores próprios para armazenamento de dados, de arquivos físicos e, sobretudo, gastos com papéis, o que ainda contribui para o meio ambiente.

Os aplicativos da Google possibilitam maior interação entre os próprios alunos durante tarefas e o desenvolvimento de atividades escolares, como trabalhos em grupo, por exemplo. Isso é possível porque alguns aplicativos foram criados exatamente para serem usado de forma mais participativa e colaborativa, pois possibilitam alterações e edições em tempo real, propiciando a realização de tarefas e afazeres de modo compartilhado.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP