FIA financiará mais de R$ 110 mil em projetos voltados às crianças e adolescentes de Ibirama

05/04/2019 16:32

Foi realizado na tarde desta sexta-feira, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, o ato de assinatura dos termos de fomento com as entidades que irão promover projetos sociais em 2019, voltados às crianças e adolescentes, por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), fundo financeiro gerido pelo Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

Ao todo, 10 projetos foram contemplados, os quais receberão investimentos de R$ 114,5 mil. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberanski, o recurso é oriundo de parte do Imposto de Renda destinado por pessoas físicas ou jurídicas diretamente para o fundo. “O contribuinte, na hora de declarar seu imposto de renda, tem a opção de destinar parte desse dinheiro diretamente para ações sociais em Ibirama. É uma forma do dinheiro ser aplicado aqui, em nossa cidade”, frisou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a importância da realização desses projetos para o desenvolvimento das crianças e adolescente. “Quanto maior for o número de oportunidades ofertadas às crianças e adolescentes de Ibirama, maiores serão as chances de termos um futuro melhor”, destacou.

Saiba quais são as entidades beneficiadas e conheça um pouco dos projetos:

Projeto: Ciranda da Criança Integral

Desenvolvimento: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ibirama

Valor do Projeto: R$ 7.000,00

Voltado para a criança e seus familiares, visa em espaço lúdico, construir coletivamente valores de vínculo entre crianças-crianças e crianças-pais/mães para perceber sinais de violência e construir alternativas de superação.

Projeto: Jovens Líderes Multiplicadores

Desenvolvimento: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Valor do Projeto: R$ 14.375,00

Objetivo principal desenvolver lideranças jovens que atuem como agentes de transformação – multiplicadores em diversos ambientes, ampliando potencialidades necessárias para aprendizagem cognitiva, comportamental e social, unificando conhecimento teórico com conhecimento prático, despertando a liderança, a auto-gestão e o colaborativismo.

Projeto: Bombeiro Mirim

Desenvolvimento: Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama

Valor do Projeto: R$ 13.092,10

Tem o objetivo de contribuir na formação de crianças e adolescentes utilizando como referência valores da cidadania e civismo como ética, respeito a pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as orientações básicas de saúde, orientação sexual e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico transformador.

Campo Escoteiro

Desenvolvimento: Grupo Escoteiro Guardiões das Águas

Valor do Projeto: R$ 8.800,00

Tem por finalidade despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de cuidados na preservação do meio ambiente, cuidados com o solo e com a sociedade onde vivem, por meio de atividades ao ar livre que tragam desenvolvimento físico e mental.

Quem sou eu? Entender e Aceitar

Desenvolvimento: Associação de Pais e Professores da EEB Eliseu Guilherme

Valor do Projeto: R$ 12.960,00

O projeto tem como objetivo oferecer aos estudantes da escola, atendimento de forma diferenciada e especializada, em um espaço de formação integral em todas as suas dimensões, bem como transformar os fazeres pedagógicos da comunidade escolar com ações eficientes e inovadoras.

Badminton Social

Desenvolvimento: Associação Ibiramense de Badminton

Valor do Projeto: R$ 14.967,00

Objetivo principal oportunizar as crianças do Bairro São Miguel a prática da modalidade de Badminton, como meio para socialização, melhoria na qualidade de vida, envolvimento familiar e desempenho escolar.

Projeto: Prato da Alegria

Desenvolvimento: Secretaria Municipal da Saúde

Valor do Projeto: R$ 1.511,59

O projeto visa sensibilizar as crianças e seus familiares sobre a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, prevenindo assim futuros agravos em saúde.

Projeto: Adolescente Empreendedor

Desenvolvimento: Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação

Valor do Projeto: R$ 11.284,00

Tem como objetivo geral, mais do que ensinar aos adolescentes como abrir uma empresa ou saber gerenciá-la, busca desenvolver habilidades necessárias para enfrentar as dificuldades do dia a dia, ter conhecimento generalista, ou seja, saber um pouco de tudo e por fim, ter a capacidade de solucionar problemas reais que são vistos no mercado de trabalho e no seu próprio dia a dia.

Projeto: I Festival Ibiramense da Canção Jovem – FICA

Desenvolvimento: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

Valor do Projeto: R$ 14.430,00

O festival tem por objetivo oportunizar a difusão da produção musical realizada por crianças e adolescentes residentes no município de Ibirama, bem como ofertar a fruição de bens culturais em áreas consideradas de risco a infância e adolescência e de alta vulnerabilidade social.

Projeto: Adolescer: Construindo um projeto de vida

Desenvolvimento: Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação

Valor do Projeto: R$ 15.000,00

Tem como objetivo principal a promoção da dignidade, da cidadania, do respeito e da oportunidade de desenvolvimento da potencialidade humana