Prefeitura e IFC oferecem cursos gratuitos para idosos de Ibirama

22/04/2019 10:44

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Departamento dos Idosos, ainda tem vagas para quatro cursos voltados a melhor idade. As opções são inglês, informática, bordado e alimentação sustentável. Os interessados podem procurar o Departamento dos Idosos, localizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou entrar em contato pelo telefone 3357-8572.

O curso de inglês básico para terceira idade é promovido pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama. As aulas iniciaram na quarta-feira, 10, e serão ministradas até início de outubro, e ocorrem todas as quartas-feiras, às 15h30min.

Outro curso ofertado pelo IFC – Campus Ibirama oferece é o de Informática para idosos, que é ministrado todas as quartas-feiras, às 14h. A secretária de Assistência Social e Habitação, Fabiani Tenfen Soberanski, explica que a inclusão digital é fundamental para a melhor qualidade de vida das pessoas. “Seja para se comunicar com a família, usar os serviços bancários ou até mesmo para o lazer. É por isso que firmamos esta importante parceria com o IFC para oferecer esta oportunidade para as pessoas da melhor idade”, destacou.

Alimentação saudável e bordado com poesia

Em parceria com a Udesc – Campus Ibirama, o Departamento do Idoso oferece o curso de alimentação saudável, junto a Green House, projeto de extensão da universidade. As aulas serão ministradas entre 15 de abril e 21 de novembro de 2019, e tem como objetivo, orientar os participantes para o aproveitamento integral dos alimentos. Além disso, o projeto proporciona qualidade de vida, envelhecimento saudável, momentos de descontração e integração.

Por meio de outro projeto de extensão, o Tecendo Histórias, Bordando Vidas, que será ofertado quinzenalmente, no CRAS do Centro, entre 8h30min e 11h30min, os participantes tem a oportunidade de aprender técnicas de bordado. A coordenadora do projeto é a Profa. Ma. Francisleth Pereira Battisti.

Para Fabiani, a continuidade do projeto se justifica pela necessidade social em trabalharmos, por meio de técnicas de bordado manual livre, com uma parcela da população que não costuma ser público-alvo de projetos propostos por instituições educacionais. “Ao decorrer de 2018 cerca de 30 mulheres participaram do projeto ao decorrer do ano. Foram registrados relatos de melhora de autoestima e orgulho de verem seus projetos expostos em diferentes eventos, o que lhes trouxe uma nova perspectiva e valorização de si e da vida”, revelou a secretária.

O projeto, que também iniciou na quarta-feira, 10, prevê 20 encontros presenciais (quinzenais) com duração de 3h cada, onde cada participante, com 75 % de freqüência, receberá um certificado de participação no curso com carga horária total de 60 horas.

Curso de Inglês Básico para a Terceira Idade

Local: Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama –IFC

Horário: 15h30min às 16h30min

Dias: Todas as quartas-feiras

Vagas limitadas

Início 10/04/2019

Finalizando em outubro.

Curso de Informática

Local: Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama –IFC

Dias: Todas as quartas-feiras

Vagas limitadas

Início 10/04/2019
Finalizando em outubro

Encontro Marcado na Green House

Local: Green House (CEAVI) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Bairro: Bela Vista

Dias: Uma vez por mês (sempre na terceira segunda-feira do mês

15/04/2019 a 21/11/2019

Tecendo Histórias, Bordando Vida