Conta do SAMU será dividida entre municípios atendidos pelo serviço

29/04/2019 13:45

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), é um programa do Governo Federal, porém, quem arca com grande parte das contas do serviço são os municípios. Até abril de 2019, quem pagou a diferença da média mensal de R$ 27 mil, valor excedente aos R$ 13.125,00 encaminhados pelo Ministério da Saúde, foi a Prefeitura de Ibirama, mesmo que os serviços tenham sido direcionados para os municípios de José Boiteux, Presidente Getúlio, Presidente Nereu e Lontras.

Em março de 2019, o SAMU atendeu 105 ocorrências. De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, não era justo que o município arcasse sozinho com o pagamento do serviço. “Iniciou-se um trabalho com os secretários de Saúde da região, e depois de apresentado um planejamento, os prefeitos foram sensíveis a causa e regulamentaram a legislação em seus municípios, autorizando o pagamento pelo serviço”, explicou.

O primeiro rateio do pagamento será efetuado em maio e os municípios pagarão os valores de forma per capta, conforme o número de habitantes do município, após uma prestação de contas que deverá ser feita pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, que irá ser responsável pela Operacionalidade do SAMU, sendo que a gestão do serviço continuará sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de Ibirama, assim como a folha de pagamento de quatro motoristas, quatro técnicos de enfermagem e um servente. Além disso, uma enfermeira e uma farmacêutica da Secretaria de Saúde de Ibirama auxiliam no serviço.

Corpo de Bombeiros e SAMU no mesmo espaço

Com objetivo de otimizar os investimentos públicos, em dezembro de 2018, os equipamentos, viaturas e servidores do SAMU foram alocados no quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama. “Antes dessa união, às vezes, servidores das duas corporações saiam para atender a mesma ocorrência, hoje, eles conseguem uma melhor organização para os atendimentos ao usuário e economia para os cofres públicos”, explicou a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, a união otimizou o serviço. “Por atenderem em números de telefone separados, antes as equipes acabavam se direcionando para atender as mesmas ocorrências. Agora, com a comunicação interna entre o pessoal de plantão, evita-se este tipo de acontecimento, otimizando as equipes para atender um novo chamando em caso de necessidade”, frisou o comandante.

Em relação as ocorrências de acidentes, o comandante afirmou que também houveram melhorias no atendimento. “Ao atender estas ocorrências graves, a ambulância do SAMU sai praticamente junto com a do bombeiro ou com o caminhão de resgate, dessa forma, eles já estão cientes sobre o local e tipo de ocorrência a ser atendida”, destacou.

As alterações nos serviços também serão regulamentadas por meio de Lei Municipal, que deverá tramitar na Câmara de Vereadores de Ibirama.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP