Estudantes de Ibirama participam de simulações para o SAEB

06/05/2019 16:46

De forma pioneira no Alto Vale do Itajaí, todos os estudantes dos 5° anos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Ibirama, participam de simulados com objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), medido durante o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que deverá realizar provas entre o fim de outubro e início de novembro deste ano.

Esta iniciativa faz parte das ações do Plano Municipal de Educação e da Parceria pela Valorização da Educação. Os questionários foram elaborados pela equipe de professores, tendo como base as questões anteriores do SAEB e as fragilidades apontadas na última edição da Prova.

Os simulados iniciaram nesta segunda-feira, 6, e continuam na próxima quinta-feira, 9. A inovação tecnológica é peça chave desta nova metodologia, considerando que as provas são on-line, aplicadas dentro daplataforma “Google for Education”. “Após o último aluno concluir a avaliação, já é possível obter o diagnóstico da turma, bem como toda a análise de desempenho em cada questão”, explicou a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause.

Com estes indicadores em mãos, os diretores de escolas e professores podem replanejar e construir suas práticas com base nos resultados obtidos, contemplando todo o aprendizado do aluno. Os Simulados do SAEB estão sendo aplicados nas dependências da Udesc – Campus Ibirama e não fazem o uso de papel.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP