Crianças conhecem as profissões em projeto desenvolvido em Ibirama

13/05/2019 13:06

Em Ibirama, as profissões ganham um espaço especial na programação de atividades realizadas no mês de maio, na rede municipal de ensino, mais precisamente no Centro de Educação Infantil Lidi Brodowolf, onde a professora Izabel Cristina Cani Carniel desenvolve este projeto junto às crianças da pré-escola.

Os pais dos alunos também são inseridos no projeto, e convidados a fazer um bate-papo com as crianças para falar sobre as profissões que exercem. “Esse trabalho também tem como objetivo envolver a comunidade com o CEI”, explicou a professora.

A proposta é também dar evidência as profissões que estão inseridas no cotidiano e a importância delas na sociedade, despertando a curiosidade das crianças. “Com isso conseguimos fazer com que as crianças valorizarem e respeitem todas as profissões, desenvolvam o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual através das atividades lúdicas”, contou Izabel.

Quebrando o tabu das profissões

As atividades práticas em sala de aula levam as crianças a quebrarem alguns paradigmas, como o medo de algumas profissões. “Tem crianças que choram ao verem a enfermeira ou médico, por se lembrarem de injeção ou cirurgia, outras têm medo de policiais, por algum trauma diverso. Este tabu é quebrado quando as crianças tem acesso direto com os profissionais da área, através de conversas e atividades lúdicas”, explicou a professora.

Até o momento, além de diversos pais, passaram pelo CEI a enfermeira Dayane Gueded, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, a empresária Prescila Aparecida Spancerki Carvalho, a cabeleireira Priscila Manzoti, o mecânico Alessandro Rossi de Jesus e a balconista de farmácia, Anna de Oliveira. “A grande maioria são pais de nossos alunos que dão essa contribuição tão importante para o nosso projeto”, frisou Izabel.

Além de falar sobre as profissões, os participantes também preparam atividades lúdicas para serem realizadas junto com as crianças. A professora citou como exemplo, a atividade realizada pela enfermeira Dayane. “Quando ela entrou na sala, um aluno começou a chorar com medo e outra aluna ficou o tempo todo afastada com medo de ganhar injeção. Ao explicar a importância da profissão e das injeções que o ser humano deve tomar, as crianças foram se soltando e entendendo que o que é feito é para o bem delas”, destacou.

Os encontros entre os profissionais e os alunos são realizados durante todos os dias do mês de maio.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP