Cuidar das crianças e adolescentes é um dever de todos

17/05/2019 13:05

Dezenas de alunos da rede de ensino de Ibirama, participaram na manhã desta sexta-feira, 17, de uma manifestação de combate às violências e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração ocorreu em frente a Biblioteca Pública Municipal, onde foi realizado um pequeno ato, com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o problema.

As alunas Heloísa Maria Wagner e Luiane Daiane Holler, do 9° ano da Escola Municipal Christa Sedlacek, leram fragmentos de textos feitos pelos colegas da escola, que expuseram os problemas enfrentados por crianças e adolescentes em relação aos diversos tipos de violência.

Em Ibirama, de janeiro a abril foram confirmados e atendidos três casos de violência sexual. Há uma estimativa que apenas um caso, a cada 10 são denunciados. O aumento de denúncias no passar dos anos significa que se busca a cada ano melhor divulgar, dialogar e refletir com a população sobre a importância e responsabilidade devida na proteção das crianças e adolescentes.

O Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), mostrou que 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes, e que na metade desses casos houve histórico de estupros anteriores. Crianças de 0 a 11 anos são as mais afetadas, assim como meninas, que são consideravelmente mais violadas que meninos. Já os agressores, em sua maioria são homens adultos com idade entre de 18 a 40 anos, sendo que os casos predominam no núcleo familiar.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a importância do trabalho de prevenção e orientação às crianças. “Muito temos feito, mas precisamos fazer ainda mais. Não podemos nos mobilizar apenas um dia no ano, precisamos estar sempre mobilizados, pois também é nosso dever, cuidar das crianças e dos adolescentes”, frisou.

O ato teve continuidade, com uma passeata que partiu da Praça da Bandeira, até a rua Tiradentes, no Centro de Ibirama. Faixas, cartazes e apitos, chamaram a atenção dos ibiramenses para o problema.

A Campanha Municipal de Combate às Violências e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes segue com outras atividades. No dia 28, duas apresentações de mágica, uma de manhã e outra a tarde, serão realizadas no salão da Sociedade Desportiva União, voltadas aos alunos dos 4º e 5º anos das escolas de Ibirama. A apresentação será realizada pelo palestrante e mágico, Rosimar Angst.

Projeto Enfrentando Violências é resultado de mobilização

Com a percepção do aumento de denúncias de violências contra crianças e adolescentes, após a mobilização realizada em 2018 em Ibirama, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, desenvolveu o Projeto Enfrentando Violências.

Uma assistente social deverá realizar visitas em todas as escolas do município, sejam públicas ou privadas, para levar informações e orientações referentes ao problema para as crianças. O trabalho será voltado a alunos que estudam entre o 1º e 5º anos.

O cronograma de visitas inicia em junho, e a expectativa é que todas as escolas sejam visitadas no período de três meses. “O grande objetivo é alcançar o perfil e faixa etária de crianças que tem mais dificuldades de fazer a denúncia ou não entendem que estão sofrendo violências”, destacou a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberanski.

O evento contou também com o apoio da 3ª Companhia de Polícia Militar e Corpo e Bombeiros Voluntários de Ibirama.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Mayara Passold