Plano de Contingência de Ibirama está próximo de ser concluído

20/05/2019 11:00

Representantes das forças de segurança pública de Ibirama, secretários e servidores públicos municipais, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 20, para definir os últimos ajustes referentes ao Plano de Contingência Municipal.

O documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos em situações de resposta às emergências relacionadas a desastres naturais. O plano foi elaborado em parceria com os órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Ibirama, os quais assumem o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias com vistas ao desempenho previsto nas atividades e responsabilidades contidas no documento.

A expectativa da Defesa Civil Municipal é que todo o trabalho esteja concluído dentro de três meses. De acordo com o Coordenador de Defesa Civil de Ibirama, Fernando Jost, 90% do Plano está concluído. “Faremos algumas reuniões setorizadas com secretários para definir os últimos ajustes. A ideia é que o Plano seja transformado em Projeto de Lei, que tramitará na Câmara de Vereadores e dará respaldo legal ao Executivo nas atuações de resposta as situações causadas por adversidades naturais”, frisou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, destacou a importância de dividir os estudos definidos no Plano de Contingência com a comunidade. “Vamos organizar uma reunião aberta às entidades da Sociedade Civil Organizada e também à comunidade, para que todos possam conhecer este Plano, que garantirá nossa segurança em períodos de adversidades causadas por desastres naturais”, destacou o prefeito.

Cada órgão receberá um caderno de orientações, uma espécie de manual de atuação em casos de emergência, com informações referentes às atribuições de cada membro do Plano.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP