Escola de Ibirama fica em segundo lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

30/05/2019 14:10

Mais um prêmio para educação de Ibirama, quarto nos últimos dois anos. A Escola Municipal Bairro Operário ficou com o segundo lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em evento realizado em Florianópolis, na última quarta-feira, 29. O projeto é voltado a educação empreendedora com maneiras sustentáveis.

Desenvolvido com o título Escola Sustentável – Uma Maneira de Empreender, consiste em vencer as dificuldades enfrentadas em escolas públicas, mesmo com padrões de qualidade satisfatórios, e mostrar que é possível obter resultados financeiros com equidade social e conservação ambiental.

De acordo com a gestora da escola, Susane Raphaela Fernandes, o principal objetivo foi sintonizar os alunos com os paradigmas da sustentabilidade e do empreendedorismo. Além de um planejamento de trabalho, metas foram definidas.

Após um diagnóstico definido junto à comunidade escolar, foi preparado um espaço na unidade para armazenamento dos materiais reciclados, óleo saturado, vidro e alumínio. “Cada funcionário montou sua equipe de trabalho, que teve como desafio estabelecer a sua rede de apoio, seja técnica, comercial ou financeira, afirmou a gestora”.

Semanalmente é feito o recolhimento e armazenamento desses materiais. Os produtos são trazidos por familiares, comerciantes e outros adeptos a ideia. Os alunos são divididos por grupos caracterizados por cores e cada um assume uma responsabilidade, possibilitando o trabalho de separação dos materiais recicláveis, pesagem e controle de qualidade.

No grupo de tabelamento, os alunos colocam os resultados das pesagens, para posteriormente calcular a quantidade de pontos de cada produto. Após calculado, é encaminhado para o grupo de carregamento.

Deste local, os materiais são comercializados e retirados pelo coletor de lixo reciclável, sendo que o grupo de Compras, recebe e confere o valor recebido. Após terminado o processo, é feito balanceamento dos valores e quantidade de pesagem. Através de gráficos é apresentado aos alunos e comunidade escolar. O recolhimento do lixo reciclável acontece semanalmente, com dia fixo para entrega.

Números significativos

De acordo com Susi, mensalmente são cerca de 1,5 tonelada de recolhimento de lixo reciclável. “Isto proporciona principalmente a educação para o descarte correto do lixo”, frisou a gestora.

A captação do óleo saturado feita pelos alunos e familiares é possível graças a uma parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), no qual a empresa faz o recolhimento de óleo saturado para fabricar biodiesel. Cada litro do material equivale a R$ 0,50. “Podemos investir este dinheiro na aquisição de materiais diversos que são necessários na escola”, comentou.

A Escola Municipal Bairro Operário atende 118 alunos matriculados no período regular e 75 alunos matriculados nos projetos extracurriculares que a escola desenvolve, com faixa etária entre 5 e 12 anos.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo pessoal