Ibirama se prepara para mais um mutirão de castrações

07/06/2019 16:25

Nos dias 15 e 16 de junho, será realizado em Ibirama mais um mutirão de castração de cães e gatos, junto a um espaço adaptado no Ginásio Rodolfo Koffke, no Centro. A promoção é de um grupo de voluntários locais e do Projeto Quem Ama Castra, com o apoio da Prefeitura de Ibirama.

Acessível a toda comunidade, o serviço oferecerá a oportunidade da esterilização de animais domésticos, independente do sexo, raça, tamanho e peso, desde que tenham mais de 4 meses de vida. É condicionado apenas à quitação de um valor social, que vem suprir os custos básicos de cada cirurgia.

As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Mobiliária de Ibirama, localizado na rua 3 de Maio, 80, sala 205 – Centro. O atendimento ocorre às terças e sextas, entre 9h e 17h, sendo prioritário a famílias da região do Vale Norte com renda de até três salários-mínimos.

O mutirão deverá contemplar a esterilização de até 55 animais. Todas as cirurgias serão realizadas por veterinários parceiros, seguindo as orientações do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.

Além das veterinárias que participam voluntariamente do trabalho, inclusive com a doação de anestésicos e outros instrumentos cirúrgicos, a Prefeitura fica responsável pela cessão do espaço e de parte dos materiais cirúrgicos e de saúde utilizados nos procedimentos, além de fornecer a destinação correta do lixo infectante e reciclável. A Prefeitura também contribui com o apoio publicitário e a doação de materiais de escritório, de limpeza e higiene, transporte de materiais e empréstimo de equipamentos, como lixeiras e colchonetes.

Números significativos

Desde julho de 2017, Ibirama realizou dez Mutirões de Castração de cães e gatos, que envolveram dois institutos, sete veterinários e mais de quarenta voluntários.

Neste período foram esterilizados 1002 animais, sendo 109 gatos machos, 321 gatas fêmeas, 449 cães fêmeas e 123 cães machos. A estimativa dos voluntários é que o trabalho tenha evitado o nascimento de cerca de 15 mil filhotes.

De acordo com Marcos Miranda, um dos envolvidos com o projeto, “o trabalho é de formiguinha, porém, sabemos que com determinação chegaremos ao objetivo almejado que é erradicar o triste problema do abandono de animais domésticos em nossa cidade, também, temos a difícil tarefa de conscientizar as pessoas da importância da castração, não apenas para evitar ninhadas e ninhadas de filhotes, mas também para a saúde do animal e consequentemente a saúde de toda a população”, destacou.

Estas conquistas são possíveis devido a uma parceria da Prefeitura de Ibirama com o Projeto Quem Ama Castra, duas profissionais veterinárias de Lages e voluntários da cidade.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo