Prefeitura de Ibirama faz mobilização contra violência aos idosos

13/06/2019 09:35

A Prefeitura de Ibirama e a Secretaria de Assistência Social e Habitação, por meio do Departamento do Idoso e em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, realiza nesta sexta-feira, 14, uma mobilização para chamar a atenção ao problema da violência contra a pessoa idosa. O objetivo é fomentar a denúncia, ampliar o conhecimento sobre as problemáticas, os direitos dos idosos e mostrar a todos que existe uma rede de proteção, pronta para acolher os idosos e suas famílias.

A concentração ocorre a partir das 8h30min, nas dependências da unidade do SESI de Ibirama, parceiro da campanha. Na sequência, uma passeata seguirá até a Praça da Igreja Matriz Santo Huberto.

As violências contra os idosos podem surgir de várias formas, como a física, sexual, financeira, psicológica, abandono e negligência. “E para piorar, sabemos que a maioria dessas práticas ocorrem dentro de casa, pela família, o que torna mais difícil denunciar”, destacou a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberanski.

Durante todo o mês de junho haverá distribuição de materiais informativos e rodas de conversa nos 27 grupos de idosos, que atende uma média de 900 idosos. O tema também será abordado nos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A campanha é alusiva ao dia 15 de Junho, Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”, que tem como foco a mobilização e conscientização da comunidade e governos.

Casos de violência contra os idosos podem ser denunciadas pelo Disque 100 (anônimo e gratuito), Ouvidoria Ibirama, disponibilizado no site da prefeitura, autoridades policiais, Ministério Público, Departamento do Idoso, CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP