Ibirama promove aulas de educação e conscientização turística na escola

17/06/2019 15:44

A prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Turismo, desenvolve em parceria com a turismóloga Raquel Giane Peixe, um projeto-piloto de Educação e Conscientização Turística na rede municipal de ensino. As aulas ocorrem todas as sextas-feiras, na Escola Municipal Christa Sedlacek.

Segundo a professora, conscientizar os alunos sobre o turismo no município é uma forma de mostrar através da educação e conscientização turística, a importância econômica e as potencialidades turísticas que o município possui.

O projeto tem o intuito de levar o conhecimento da atividade turística aos alunos, transformando-os em agentes multiplicadores, que valorizam e divulgam o turismo, principalmente o de Aventura, considerando que desde 2008 Ibirama tem o título de “Capital Catarinense do Turismo de Aventura”. Além disso, essas crianças também criam uma consciência relativa a preservação do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e natural.

“É importante falar de turismo nas escolas, pois é na base educacional que podemos criar hábitos de conscientização e preservação do patrimônio do município. Assim, os alunos se conscientizam que as potencialidades de Ibirama podem ser exploradas, desde que haja planejamento e organização, considerando que o turismo é uma fonte de geração de emprego e renda em benefício da economia do município”, ressaltou Raquel.

De acordo com a turismóloga, um dos objetivos do projeto é incentivar a visitação às propriedades rurais e aos espaços definidos para o turismo de aventura. “Esta é uma maneira de aguçar a curiosidade sobre o que Ibirama tem a oferecer para os turistas”, comentou.

O projeto é um facilitador e incentivador para a realização de futuras atividades turísticas nas escolas municipais, com base no empreendedorismo, desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Arquivo pessoal