(47) 3357 8500

Ibirama conclui projeto-piloto de Conscientização e Educação Turística

17/07/2019 10:05

Ibirama é uma cidade onde as belezas naturais são encantadoras. Com relevo diferenciado, pode-se encontrar no município cachoeiras, trilhas ecológicas, paredões de escalada e um rio propício a prática de rafting. O patrimônio histórico-cultural é rico, formado por diversas casas com arquitetura enxaimel, atafona, Igreja Evangélica Martin Luther e o prédio da Associação Hansahoehe.

 

Por ser uma cidade com potencial turístico, o diretor de Turismo, Norberto Weinrich, em parceria com a turismóloga Raquel Giane Peixe, desenvolveram na Escola Municipal Christa Sedlacek o projeto-piloto de Conscientização e Educação Turística, que tem como objetivo orientar as crianças sobre a importância de conhecer esses atrativos disponíveis no município. “Precisamos fazer com que a população daqui conheça seus atrativos e possa transmitir essas informações aos turistas. Desenvolver este trabalho junto às crianças possibilitará um futuro melhor para o Turismo de Ibirama”, destacou a turismóloga.

 

O conhecimento adquirido em sala de aula é levado para as casas. Raquel comenta que os alunos se tornaram multiplicadores do projeto, conhecendo a teoria e prática referente as potencialidades turísticas. “Comentam esses ensinamentos com familiares e amigos, formando uma corrente positiva sobre o turismo no município e levando-os a conhecerem também”.

 

Durante as aulas, Raquel utilizou técnicas de psicodinâmica, coaching e também programação neurolinguística, com objetivo de melhor absorção do conteúdo aplicado. “Essa turma deixará saudades. Foram muito criativos, produtivos e interessados no conteúdo aplicado desde o primeiro dia de aula. Eles foram fundamentais para o êxito desse projeto”, afirmou Raquel.

 

Raquel é turismóloga, mestre em Desenvolvimento Regional, coaching, professora universitária, facilitadora em treinamentos e Desenvolvimento de Pessoas. Também atua como especialista em planejamento, gestão e marketing turístico. Além da graduação em turismo possui formação em Turismo e Hotelaria e Administração. “Trabalhar em Ibirama foi uma experiência incrível, pois o professor também aprende com os alunos. É uma troca constante de informações e conhecimento”, finalizou Raquel.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo - Prefeitura de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando