(47) 3357 8500

Ibirama zera fila de espera para cirurgias de doenças oculares

30/07/2019 16:25

A Secretaria de Saúde de Ibirama, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Santa Catarina, zerou a fila de espera para pacientes que aguardavam cirurgias para cura de doenças oculares. Ao todo, 113 pessoas foram curadas de Cataratas e outras 25 não sofrem mais com problemas relativos ao Pterígio.

 

Os procedimentos cirúrgicos foram realizados em dois mutirões realizados durante o ano de 2019, no Hospital Comunitário Annegret Neitzke, em Pouso Redondo. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, o município ofertou o transporte gratuito para realização dos procedimentos. “Os pacientes que precisaram de retorno, também foram transportados. A saúde é prioridade em nossa cidade e parcerias importantes como estas, oportunizam melhores condições de suprir a demanda de atendimentos”, destacou.

 

Os procedimentos cirúrgicos foram agendados e encaminhados por meio do Sistema de Centrais de Regulação (Sisreg), do Ministério da Saúde. Izabel complementa, afirmando que se mais pessoas precisarem das cirurgias, é só procurar a Secretaria de Saúde de Ibirama para os encaminhamentos.

 

A catarata é uma doença que causa perda parcial ou total da visão, podendo deixar a vista turva ou embaçada, além de diminuir a visão noturna e causar hipersensibilidade à luz.

 

O pterígio é um espessamento vascularizado da membrana transparente que recobre toda a região branca do olho de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Os principais sinais e sintomas das doenças são olhos vermelhos e sensibilidade à luz.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Ascom - Secretaria de Estado de Defesa Civil

Download das fotos em alta resolução
Carregando