População escolherá trajes oficiais da Realeza da Weihnachtsmarkt de Ibirama

01/08/2019 09:20

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Comissão Central Organizadora da 18º Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal, está oportunizando a participação popular na organização do evento. Além das atrações da festa, que puderam ser escolhidas por meio de votação popular até o dia 31 de julho, a partir deste dia 1º de agosto, interessados podem acessar o site da Prefeitura para escolha dos trajes oficiais da Realeza da festa.

A ideia surgiu por meio de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) de Ibirama e a Prefeitura, com a realização de um concurso voltado aos estudantes dos cursos de vestuário e design de moda do IFC, que puderam inscrever seus desenhos e conceitos propostos.

A realeza da festa, formada pela Rainha, Ana Gabriela Marchetti, 1ª Princesa, Daiane Beatriz Jung e a 2ª Princesa, Morghana Sartor, serão as primeiras a utilizar a nova vestimenta. Três modelos foram selecionados pela Comissão Técnica Avaliadora, mas apenas um será escolhido pela população, por meio de votação online. As votações podem ser feitas até sexta-feira, dia 9, às 17h, e a apresentação do projeto vencedor será feita no dia 10 de agosto, a partir das 8h30min, durante a solenidade de inauguração do novo Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti.

De acordo com o presidente da CCO, Grégory Kietzer, esta é uma forma de aproximar a população da organização da festa. “Importante lembrar que assim como foi a enquete referente a escolha das atrações, será validado apenas um voto por CPF. Entrem no site, participem da votação, pois os três trabalhos concorrentes estão lindos”, destacou.

As acadêmicas participantes são Bianca Cavilia, Paula Franciele dos Santos e Virginia Alice Fusinato Barbosa Athayde, que apresentaram propostas inspiradas na colonização da região e no período natalino. Os desenhos e também o embasamento técnico dos projetos também serão disponibilizados no site do município.

A rainha da festa, Ana Gabriela Marchetti, conta que a expectativa da realeza é muito positiva para a escolha dos novos trajes. “Após seis anos Ibirama resgata esta linda festa. O concurso para a escolha dos novos trajes, além de valorizar a comunidade acadêmica, cria o clima de festa junto a população que será responsável por eleger o traje oficial. Assim que prontos, seguiremos um roteiro de divulgação da Weihnachtsmarkt 2019, representando nossa cidade lindamente, como ela merece”, destacou Ana.

O tema da festa deste ano deverá ter uma vasta programação entre a segunda quinzena de novembro e todo o mês de dezembro. “Unimos as atrações do Encanto de Natal, que foi realizado no ano passado, com as tradições da Weihnachtsmarkt. O desfile terá como tema a própria festa, considerando que, após seis anos parada, chegamos a sua 18ª edição”, comemorou.

Atrações escolhidas para a 18ª Weihnachtsmarkt

O presidente da CCO explica que as atrações artísticas e culturais selecionadas pela comunidade serão incluídas no processo licitatório para contratação de uma empresa responsável pela organização do evento.

As atrações da enquete foram selecionadas conforme disponibilidade de agenda de cada artista e dependem da assinatura de contratos entre a empresa que vencerá a licitação e artistas. “Foi uma forma transparente e participativa que encontramos para podermos oferecer a população de Ibirama uma linda festa, resgatando esta importante tradição”, frisou o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo. A enquete das atrações artísticas ficou disponível para a população entre os dias 17 e 31 de julho.

Ao todo foram 913 votos. Em relação ao show infantil, a atração vencedora foi a Turma do Mickey, com 451 votos. Entre os shows culturais que resgatam as tradições europeias, a banda escolhida foi a Vox 3, com 528 votos.

Para o baile que será realizado no dia 5 de dezembro, a população deu 600 votos para a banda Os Atuais. No dia 7 do mesmo mês, 459 pessoas escolheram Os Serranos.

A atração nacional escolhida por 745 pessoas foi o show de Daniel, tornando a 18ª Weihnachtsmarkt uma opção de lazer e entretenimento para toda a região do Alto Vale do Itajaí.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama