Rede Municipal de Ensino de Ibirama implanta Lei Lucas

13/08/2019 15:46

A Secretaria de Educação de Ibirama, em parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários do município, realizou na noite desta segunda-feira, 12, mais um período da capacitação para os professores de toda a rede municipal de ensino, voltada ao atendimento pré hospitalar básico. A capacitação encerrará no dia 28 de agosto, quando cerca de 200 professores receberão um certificado e estarão aptos a prestar os primeiros atendimentos em caso de acidentes ou maus súbitos nas unidades escolares.

Durante o curso serão abordados temas como acionamento de serviço de emergência, legislação aplicada, biossegurança, sinais vitais, hemorragia, parada cardiorrespiratória, engasgamento, traumas, queimaduras, emergências clínicas e acidentes com animais peçonhentos. As atividades, teóricas e práticas, serão voltadas ao atendimento de públicos de diversas faixas etárias, como crianças, adultos, gestantes, obesos e idosos.

De acordo com a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, a capacitação é fundamental para que o município atenda a Lei Federal n° 13.722, popularmente conhecida como Lei Lucas, que determina que todos os profissionais de instituições de ensino infantil e básico, estejam habilitados a agir em situações de adversidade. “Essa parceria com os Bombeiros Voluntários ofertará aos nossos alunos e também a todo nosso corpo docente, uma escola mais segura para todos”, destacou.

Por que Lei Lucas?

A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, o engasgo é uma das situações com as quais o curso ensina a lidar. “São diversas orientações e também ações práticas que deixarão os professores aptos a prestar os primeiros atendimentos e evitar que problemas como este possam ser evitados”, frisou.

A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama