Prefeitura de Ibirama lança Festival Ibiramense da Canção Jovem

15/08/2019 11:10

Um projeto financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Ibirama promete movimentar a área cultural e artística do município. Será realizado o 1º Festival Ibiramense da Canção Jovem (FICA), voltado às crianças e adolescentes com idade entre 9 e 17 anos. Quem tiver interesse em participar, deve baixar a ficha de inscrição no site da prefeitura de Ibirama, preenchê-la e entregá-la no Departamento de Cultura de Ibirama, localizado no prédio da Associação Hansahoehe.

O diretor de Cultura de Ibirama, Grégory Kietzer, explica que o evento tem caráter artístico e social. “Nosso objetivo é oportunizar um espaço para que crianças e adolescentes exponham suas produções musicais”, destacou.

A primeira etapa de apresentações será realizada no dia 29 de agosto, na Associação de Moradores do bairro Nova Stettin. No dia 12 de setembro, a comunidade beneficiada com o projeto será a do bairro Progresso, na sede da Associação de Moradores. Em outubro, no dia 24, as atrações subirão no palco da Quadra de Esportes Pedro Perón, no bairro São Miguel. A grande final será realizada no dia 14 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja São Pedro e São Paulo, no Distrito de Dalbérgia.

As inscrições para as etapas classificatórias, seguem o seguinte cronograma: moradores de Dalbérgia, Ponto Chic, Caminho do Meio e Nova Stettin deverão se inscrever até o dia 19 de agosto.

Já as pessoas que residem em Bela Vista, Sellin, Rafael, Operário, Taquaras e Progresso, deverão se inscrever até o dia 2 de setembro. Os moradores do Areado, 25 de Julho, Centro, Anchieta, Ribeirão das Pedras e São Miguel deverão se inscrever até o dia 14 de outubro.

De acordo com o regulamento do concurso, as fichas de inscrições, que podem ser baixadas no site da prefeitura, devem ser entregues preenchidas, com cópias de comprovante de residência e de documento de identidade do jovem participante, até as datas estipuladas anteriormente.

Classificatórias e finais

O diretor de Cultura explica que cada etapa será avaliada por quatro juízes com reconhecida afinidade na área musical. “As classificatórias terão medalhas e as três atrações que levarem mais pontos se classificam para a etapa final”, explica Kietzer. Os grandes vencedores de cada uma das três etapas finais, ganharão a gravação de uma faixa demo em um estúdio de produção profissional.

Os juízes avaliarão critérios como afinação, ritmo e interpretação, utilizando a nota mais alta de cada um destes itens, nesta mesma ordem, para situações de desempate.

A organização do evento providenciará para as apresentações sistema de som básico, não se comprometendo com a oferta de instrumentos musicais ou equipamentos mais complexos. Todo o regulamento está disponível no site da Prefeitura de Ibirama.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura e Escola Municipal de Música, financiado pelo FIA, com o apoio do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) de Ibirama.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP