Ibiramenses querem diversificar produção e cultivar Pupunha

26/08/2019 08:44

Na última quarta-feira, 21, produtores rurais de Ibirama participaram do Seminário Estadual de Cultivo de Palmáceas, que envolve a produção Palmeira Pupunha, Palmeira Real e Palmito. O evento foi promovido em Joinville pela Embrapa Florestas, Emater Paraná e Epar Santa Catarina, envolvendo toda a cadeia produtiva da cultura.

De acordo com o técnico agrícola da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, a visita foi importante para o conhecimento de novas técnicas de cultivo e tecnologias. “O seminário conta com a presença de produtores, investidores da agroindústria, pesquisadores e técnicos, que repassam orientações sobre como ampliar a produtividade e agregar valor ao produto”, destacou.

Em Ibirama os produtores têm voltado a atenção à cultura da pupunha, tornando-se uma nova alternativa de renda para as propriedades. “Em Ibirama, inclusive, já temos produtores especializados na industrialização do produto, que promete um amplo mercado em nível nacional”, destacou o técnico agrícola da Epagri.

Mesmo com esta tendência, a maioria da produção ainda é comprada fora de Ibirama, o que mostra que há espaço para ampliação da produção. “Com a ampliação da produção de Pupunha, conseguimos garantir os cuidados para evitar extinção do palmito Juçara, espécie originária da Mata Atlântica e atualmente uma das cinco espécies ameaçadas de extinção”, comentou Steiner.

Ao todo, cinco representantes de Ibirama participaram do Seminário, que além de produtores agrícolas, contou com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) e Epagri.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP