(47) 3357 8500

Ibirama realiza evento pela valorização da vida

09/09/2019 16:34

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação e Hospital Doutor Waldomiro Colautti, realiza no dia 25 de setembro, um evento alusivo a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio intitulada “Setembro Amarelo – Ibirama pela valorização da vida”.

 

O evento será realizado no Centro de Eventos Manoel Marchetti, entre 8h e 16h30min. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, as unidades de saúde do município permanecerão fechadas no período matutino e o atendimento será normalizado a tarde. “Durante a manhã teremos palestras com temas mais amplos, voltadas à saúde de todos os servidores públicos e profissionais do Hospital. Durante a tarde os temas serão específicos, direcionados a profissionais de enfermagem e médicos que atuam diretamente com este problema na rede pública de saúde”, argumenta. O evento também é aberto ao público.

 

Durante a manhã, às 9h30min, será realizada uma palestra com o professor Rafael de Liz, que abordará o tema “Assistência autêntica ao usuário na Saúde Mental”. A tarde, às 13h15min, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, Marina Cadore Coutinho, ministrará a palestra “Atenção em Saúde Mental”. Ela é Enfermeira e especialista em Psiquiatria e Saúde Mental Coletiva, na Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina.

 

Após, às 15h15min, o tema “Matriciamento na Atenção Básica e CAPS” será abordado pela Enfermeira, Patrícia Oliani, que também atua no órgão estadual. Por fim, às 15h15min, Diego Silva falará sobre os benefícios da “Atividade Física na promoção da Saúde Mental”.

 

 

Setembro amarelo

 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

 

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

 

Atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em, pelo menos, dez vezes.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando