Ibirama recebe Seminário Regional de Silvicultura

12/09/2019 14:15

Ibirama receberá no próximo dia 19 de setembro o Seminário Regional de Silvicultura. O evento tem início às 8h30min, no Pavilhão de Eventos Rodolfo Koffke e reunirá agricultores familiares, reflorestadores, técnicos, empresários do ramo madeireiro, engenheiros florestais e estudantes da área.

A silvicultura é uma das atividades mais importantes para a economia catarinense, tanto pelo número de empresas ligadas ao setor, como pela variedade e qualidade de produtos obtidos. O Vale Norte é uma das regiões do Estado onde o uso do solo com florestas plantadas se destaca e a atividade de beneficiamento tem importância estratégica na geração de emprego e renda nas cidades.

“Com mercado cada vez mais exigente em qualidade e diversidade, todo o conhecimento sobre o assunto é essencial, tanto para o produtor, como para o empresário alcançar o retorno esperado e não perder o investimento realizado”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Ibirama (Sedema), Anderson Fozina Krieger.

Nesse sentido, o Seminário Regional de Silvicultura deverá abordar temas como “Uso múltiplo do eucalipto, seus produtos e mercados – uma cadeia de negócios”, com o engenheiro Agrônomo Claudio Renck Obino. “Fontes e potencialidades do uso da biomassa florestal para geração de energia”, com a engenheira florestal, Martha Andreia Brand. “3º Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina”, com o engenheiro florestal, Mauro Murara Júnior. “Alta produtividade em florestas plantadas e sistemas agrossilvipastoris: a ciência na prática”, com o engenheiro agrônomo, Pedro Francio Filho.

As inscrições podem ser feitas nos escritórios da Epagri, ou ainda por meio dos telefones 47 – 98803 - 0377 ou 47 – 99927 – 9036. Ainda é possível efetuar a inscrição por meio do link: bit.ly/silvi-1909.

Também haverá exposição de produtos e serviços da Cresol, Manoel Marchetti, G13 Compensados, LZK - Soluções para Infraestrutura, Planflora Mudas Florestais, Schlindwein Indústria e Comércio e Agrinorte. A realização do evento é da Epagri, com apoio da Prefeitura de Ibirama, por meio da Sedema, Associação Catarinense de Empresas Florestais, Associação de Engenheiros Florestais do Vale do Itajaí, Curso de Engenharia Florestal da FURB.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Arquivo