A Febre Amarela mata, mas a procura pela imunização é baixa em Ibirama

08/10/2019 10:25

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, adotará novas estratégias para imunização da população, considerando que apenas 76% da população procurou pelas vacinas contra a Febre Amarela. Agentes Comunitários de Saúde iniciaram visitas domiciliares para aplicação de um questionário que deverá apontar um diagnóstico mais preciso do problema no município.

Segundo a secretária da pasta, Izabel Petersen, esta determinação foi encaminhada pelo Ministério da Saúde. “A Febre Amarela é uma doença séria, que pode levar a morte. Já fizemos diversas campanhas no município, inclusive com a abertura das unidades de saúde aos sábados, divulgação na rádio, carro de som, mas, a procura ainda é baixa”, lamentou.

A expectativa é que após a conclusão deste levantamento, equipes de saúde visitem as residências cadastradas para imunização da população.

Devem ser vacinadas todas as pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos, que moram nas áreas com recomendação de vacina contra febre amarela e que não foram vacinados nos últimos 10 anos. “A vacina protege a pessoa por 10 anos. Se você tomou a última dose há mais de 10 anos e reside ou vai viajar para alguma área com recomendação de vacina, precisa ser revacinado”, explicou a secretária.

As pessoas interessadas em se vacinar devem procurar as unidades básicas de Saúde do Centro, do bairro São Miguel e do Distrito de Dalbérgia.

Morte de macacos no Alto Vale

A recente notícia da morte de primatas na região do Alto Vale do Itajaí, nas cidades de Braço do Trombudo e Taió, ligou o alerta do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). Os macacos não transmitem a febre amarela, também são vítimas da doença. O vírus é transmitido pelas fêmeas de mosquitos que vivem em área de mata. “Inclusive, questionamentos relativos a população de macacos na região também estão inclusas no levantamento, pois eles podem indicar a circulação do vírus”, explicou Izabel.

Ao perceber um macaco aparentemente doente, ou encontrar algum desse animal morto, mesmo que seja somente a carcaça, a pessoa deve repassar a informação imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP