Secretaria de Saúde realiza mais uma edição do Saúde do Trabalhador

10/10/2019 15:55

A fundição Máquinas Omil recebeu na tarde desta quinta-feira, 10, mais uma edição do Programa Saúde do Trabalhador. A ação integrou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com palestras voltadas à saúde do homem e da mulher, ministradas pelo médico da rede municipal de saúde, Daniel Pedro Freitas de Andrade, e enfermeiro, Daniel Serschon.

De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho da empresa, Amarildo Wackerhage, esse trabalho de prevenção e promoção a saúde é realizado anualmente. “Funcionário saudável é mão de obra produtiva. Este trabalho é importante para garantir a saúde dos colaboradores, principalmente os homens, que buscam menos os serviços de saúde se compararmos com as mulheres. Com essa aproximação da equipe de saúde, acabamos ofertando mais informações e, consequentemente, tratamento para as pessoas que acabam descobrindo algum problema”, destacou.

A enfermeira e coordenadora do programa, Dianare Cuco, explica que as ações realizadas dependem das demandas apresentadas pela empresa. “Temos uma equipe multidisciplinar que poderá abordar temas variados, como depressão, doenças cardiovasculares, alimentação saudável, saúde do homem, saúde da mulher, enfim, temos um trabalho para cada necessidade da empresa”, afirmou.

Quando solicitado pelas empresas, o Programa Saúde do Trabalhador também compreende testes rápidos de saúde, como HIV, Sífilis, Hepatites, coleta de preventivo, vacinação, entre outros. “Verificada alguma alteração nos exames o trabalhador é encaminhado para atendimento na rede de saúde do município”, destacou a coordenadora.

Empresas interessadas em ofertar este benefício gratuito aos seus funcionários devem encaminhar um e-mail para dabsaude@ibirama.sc.gov.br, ou entrar em contato com a Secretaria de Saúde, por meio do telefone 3357-8640.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP