Sábado é Dia D contra o Sarampo em Ibirama

16/10/2019 16:44

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 19, o Dia D de vacinação contra o Sarampo. Os pais ou responsáveis de crianças com idade entre 6 meses e menores de cinco anos, que ainda não foram imunizadas, devem procurar as unidades de Saúde do Centro, Distrito de Dalbérgia e bairro São Miguel, entre 8h e 17h, sem intervalo para o almoço.

A dose é gratuita e a ação tem o objetivo de completar a rotina vacinal deste público, identificado pelo Ministério da Saúde (MS) como o mais vulnerável para os agravos da doença.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Ibirama, até o mês de maio deste ano, 100% das crianças com um ano haviam sido imunizadas com a primeira dose de tríplice viral, que compreende Caxumba, Sarampo e Rubéola.

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, explica que “a vacinação completa contra o Sarampo consta de duas doses, sendo uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Por conta das ocorrências nacionais, foi inserida a chamada ‘dose 0’, aos 6 meses”, explicou.

Os pais ou responsáveis das crianças devem ter as carteiras de vacinação em mãos, para a verificação da necessidade e registro, no caso de imunização. O Dia D é ofertado como uma oportunidade a mais, já que a vacina é disponibilizada diariamente, em todas as salas de vacina do município.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacina.

Pais também podem tomar vacina contra a Febre Amarela

Com pouco mais de 75% da população ibiramense imunizada contra a Febre Amarela, a Secretaria de Saúde intensifica a campanha para alcançar 100% do público. Izabel explica que esta determinação foi encaminhada pelo Ministério da Saúde. “A Febre Amarela é uma doença séria, que pode levar a morte. Já fizemos diversas campanhas no município, inclusive com a abertura das unidades de saúde aos sábados, divulgação na rádio, carro de som, mas, a procura ainda é baixa”, lamentou. A expectativa é que após a conclusão deste levantamento, equipes de saúde visitem as residências cadastradas para imunização da população.

As pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos, que ainda não foram imunizadas podem solicitar a dose no sábado. “A vacina protege a pessoa por 10 anos. Se você tomou a última dose há mais de 10 anos e reside ou vai viajar para alguma área com recomendação de vacina, precisa ser revacinado”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil