Família Acolhedora pode ofertar novo futuro para crianças e adolescentes de Ibirama

30/10/2019 13:20

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realiza nesta quarta-feira, 30, o lançamento oficial do Serviço Família Acolhedora. O ato será realizado às 9h, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller.

O serviço está vinculado à Proteção Social Especial e Alta Complexidade, e foi aprovado pela Lei Municipal nº 3.379. Seu principal objetivo é garantir proteção integral para famílias e indivíduos que se encontram sem referência, ou em situação de ameaça ou violação de direitos, necessitando ser retirados do ambiente do núcleo familiar.

O serviço família acolhedora é um serviço de acolhimento familiar para crianças e adolescentes que precisaram ser afastados do convívio familiar por meio de uma medida protetiva em função de abandono ou impossibilidade temporária da família de origem cumprir a função de cuidado e proteção. Essas crianças, ou adolescentes, serão encaminhados para a residência de famílias cadastradas, avaliadas e capacitadas por profissionais técnicos.

A secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski, comentou sobre a importância do serviço “O Serviço Família acolhedora é hoje uma importante ferramenta na garantia dos direitos das Crianças e adolescentes. Infelizmente acontecem situações onde há necessidade de afastamento familiar e ter a oportunidade de realizar esse acolhimento em um núcleo familiar traz grandes benefícios ao acolhido”, destacou.

O lançamento contou também com a participação de servidores públicos municipais, grupo de trabalho do serviço formado por instituições governamentais e não governamentais, da equipe técnica que o executará, entre outros convidados.

O edital para credenciamento das famílias interessadas em executar o serviço já foi aprovado pelo Conselho Municipal da Assistência Social e está aberto. As famílias interessadas em conhecer mais sobre o serviço deve procurar a Secretaria de Assistência Social e Habitação, localizada na rua Danilo Marchetti, nº 20, Centro de Ibirama. O telefone para contato é (47) 3357-8530.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP