Serviço Família Acolhedora é lançado em Ibirama

31/10/2019 11:15

Ofertar um serviço de acolhimento para crianças e adolescentes que precisam ser afastadas do convívio familiar, em função de abandono ou impossibilidade temporária da família de origem cumprir as funções de cuidado e proteção. Esse é o objetivo do Serviço Família Acolhedora, lançado na manhã desta quarta-feira, 30, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller.

A proposta, oficializada por meio da Lei Municipal nº 3.379/2019, visa cadastrar famílias ibiramenses interessadas em propiciar a estas crianças e adolescentes um convívio familiar nesse período de afastamento da família de origem. “Estas famílias serão credenciadas na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município, após passarem por uma capacitação técnica ofertada por uma equipe multidisciplinar. É uma oportunidade para essas pessoas permanecerem em seu município de origem, convivendo com a comunidade, amigos e escola”, comentou a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberasnki. .

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que também participou do lançamento, comemorou mais esta importante conquista para o município. “Antes estas crianças eram encaminhadas para instituições especializadas nesse tipo de atendimento, mas, com este novo serviço, elas poderão manter a convivência familiar, e quem sabe, após o desfecho desse acompanhamento judicial, elas possam voltar às suas famílias de origem”, afirmou.

O edital para credenciamento das famílias interessadas em executar o serviço foi aprovado pelo Conselho Municipal da Assistência Social e está aberto. As famílias interessadas em conhecer mais sobre o serviço deve procurar a Secretaria de Assistência Social e Habitação, localizada na rua Danilo Marchetti, nº 20, Centro de Ibirama. O telefone para contato é (47) 3357-8530.

O lançamento contou também com a participação de servidores públicos municipais, grupo de trabalho do serviço formado por instituições governamentais e não governamentais, conselheiros tutelares e equipe técnica que executará o serviço.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP