(47) 3357 8500

De Hansa - Hammonia a Ibirama

08/11/2019 08:44

“No dia 8 de novembro de 1897, chegaram à barra do Ribeirão Taquaras, onde se acha, atualmente, instalada a sede da Sociedade Colonizadora Hanseática (Centro Administrativo), o então diretor desta, A.W. Sellin, o engenheiro Emilio Odebrecht, acompanhados de seus operários brasileiros e um alemão que desempenhava as funções de cozinheiro.

 

A comitiva, chefiada pelo Diretor Sellin, saiu do lugar Subida, hoje município de Indaial, em canoas, e subiu o rio Itajahy Assú, até a confluência com o Itajaí do Norte, assim denominado no contrato que o Governo do Estado firmou para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, e aí pernoitou para prosseguir viagem no dia seguinte.

 

Depois de acampados e feitas algumas explorações ao redor, o Diretor Sellin achou o lugar favorável e bem situado para a sede da Colônia e deu-lhe o nome de Hamônia. No dia 9, prosseguiu a expedição, chegando no dia 11 no lugar onde hoje está situada a localidade Nova Bremen (Dalbérgia) e, finalmente em 15 de novembro do mesmo mês, sempre seguindo o curso do Itajaí do Norte acima, alcançou a Serra Dobrada, divisora das águas dos rios Deneke e Prata.

 

A extensão percorrida era suficiente para o plano de colonização de 20 anos, com imigrantes europeus exclusivamente, conforme contrato de 1895, com o Governo do Estado. Só depois que o engenheiro E. Odebrecht terminou a demarcação, que formou um complexo de 127.318,047 hectares que terminou em 1899, depois de ter construído uma estrada de acesso a sede da colônia, via Ribeirão do Cocho – Taquaras. E também, ser edificado um grande galpão para abrigar os imigrantes que demandassem a colônia, foi então que veio residir em julho de 1899, o primeiro colono Willy Liederval e sua esposa.

 

Em fins de 1899, chegou a primeira leva de imigrantes com suas respectivas famílias: Karl Engelhardt, Lüdau Kitzenger e Ochmanne, mais Conrado Wagner que era solteiro."

 

Transcrição do texto do “Cincoentenário da Colonia Hansa-Hammonia” (1897-1947)

Edição de texto: Sandra Maria Secchi

Fotos: Arquivo Público Municipal de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando