(47) 3357 8500

Desfile de Lanternas do Weihnachtsmarkt terá bloco do Pelznickel

12/11/2019 13:55

Uma antiga tradição alemã ganhará protagonismo no tradicional Desfile de Lanternas e Alegorias do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, que será realizado no dia 7 de dezembro, às 20h, na rua Tiradentes. O Pelznickel, personagem do Natal, é um auxiliar de São Nicolau, que tem a missão de assustar as crianças malcriadas.

 

O Nicolau Peludo, ou Papai Noel do Mato, é uma figura assustadora destinada a punir crianças que não se comportaram durante o ano. A caracterização inclui folhas de palmeira, barba de velho, chifres, máscara, correntes, cajado, sinetas, besouros de plástico e outros adereços que causem medo.

 

De acordo com tradição, o Pelznickel aparece sempre a partir do dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau, santo católico que inspirou a criação do Papai Noel. Os pais, cúmplices do personagem, abriam as portas de casa para que o Pelznickel castigasse as crianças malcriadas com surras de vara. Somente após a punição é que o malvado entregava presentes.

 

De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) do Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Ibirama, Grégory Kietzer, o bloco do Pelznickel será interpretado pelo pessoal do Grupo Velharias de Ibirama, formado por colecionadores de automóveis antigos. “Sabemos que esta é uma tradição em outras cidades de Santa Catarina, mas como o Pelznickel já era um personagem das edições passadas do Weihnachts, poderá se tornar um grande diferencial de nossa festa. Nosso objetivo é ofertar a população as tradições natalinas alemãs, e é lógico, as crianças podem acompanhar essa brincadeira sem medo, pois as surras de vara ficaram no passado”, sorriu o organizador.

 

O Desfile de Lanternas e Alegorias tem como tema principal este ano o próprio Weihnachtsmarkt, considerando que a festa não é realizada a seis anos no município, mas chega a sua 18ª edição. Serão 40 blocos e cerca de 1,5 mil integrantes, que além da história da festa, trarão para rua Tiradentes as tradições e o espírito natalino, tudo iluminado com as lanternas de Natal.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Gilmar de Souza/Vice

Download das fotos em alta resolução
Carregando