(47) 3357 8500

Ibirama prepara Dia D de Vacinação contra o Sarampo

21/11/2019 14:09

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Ibirama iniciou na segunda-feira, 18. Essa etapa, destinada a adultos entre 20 e 49 anos, segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D de Vacinação no município.

 

Neste dia, as unidades de saúde que possuem Sala de Vacinas estarão abertas entre 8h e 17h, sem fechar para almoço. Os ibiramenses podem procurar as unidades básicas de Saúde do Centro, do bairro São Miguel e do Distrito de Dalbérgia.

 

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, explica que no mesmo dia, equipes de saúde percorrerão pontos da cidade com grande fluxo de pessoas para esclarecer dúvidas sobre a doença e até mesmo administrar as doses de imunização conta a doença. “Infelizmente a procura da população pela vacinas é muito baixa, e os dados mostram que esta faixa etária é a que mais tem contraído a doença em Santa Catarina”, destacou.

 

O último boletim epidemiológico divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), aponta que jovens e adultos, com idade entre 20 e 49 anos estão mais suscetíveis a contrair a doença. Do total de casos confirmados em Santa Catarina em 2019, que são 94, 41 estão nesta faixa. “Por esse motivo, é de extrema importância a adesão desse público à campanha”, destacou Izabel.


 

Vacinação de rotina

 

O público-alvo da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o sarampo são os jovens adultos por estarem mais vulneráveis à doença. No entanto, pessoas das demais faixas etárias também podem procurar as unidades de saúde para receber a vacina.

 

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária, de 20 a 49 anos.

 

 

Sarampo

 

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

 

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. O sarampo pode causar complicações e, em casos mais graves, deixar sequelas ou levar à morte.

 

Dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone 3357-8612, ou na Unidade Básica de Saúde do Centro.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Ministério da Saúde

Download das fotos em alta resolução
Carregando