Ibirama gastará cerca de R$ 70 mil anuais para segurança do Parque

21/01/2020 08:44

Uma reunião entre o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, com representantes da 2ª Companhia de Polícia Militar, do Conselho Tutelar e do Departamento Jurídico do município, realizada na tarde desta segunda-feira, 20, definiu novas estratégias para garantir a preservação do espaço público e segurança dos usuários do Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti.

Uma medida, que será adotada nos próximos dias, e que poderá custar até R$ 70 mil reais anuais para os cofres públicos, é a contratação, por meio de um processo licitatório, de uma empresa privada de vigilância patrimonial. O serviço será disponibilizado todos os dias da semana, durante 7 horas diárias. “Este é um recurso que poderíamos investir em saúde, educação e infraestrutura, porém, teremos que investir em segurança privada devido a falta de educação e de bom senso de alguns usuários do parque”, lamentou o prefeito, Adriano Poffo.

O comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Ibirama, Capitão PM Nilvo Pfleger, afirmou que deverá intensificar as rondas ostensivas no local. “Apesar da nossa dificuldade de efetivo vamos intensificar a fiscalização no parque, como também, a presença de nossa viatura no local”, afirmou.

Outra medida que deverá ser adotada é a ampliação do número de câmeras de videomonitoramento, inclusive, com equipamentos que podem ser gerenciados por meio de um telefone móvel, o que deverá facilitar a identificação de crimes contra o patrimônio ou em desfavor dos usuários do espaço. A iluminação também será ampliada, garantindo melhor uso do sistema de videomonitoramento.

E para evitar que os bancos disponibilizados para uso coletivo sejam extraviados ou danificados, servidores da Secretaria de Obras irão concretá-los nos locais definidos no projeto original. “São problemas que poderiam ser evitados se todos tivessem bom senso e respeitassem os direitos individuais do próximo, mas, infelizmente, temos que intervir de forma enérgica para garantir que as pessoas de bem permaneçam utilizando este espaço, que foi uma conquista de toda a população ibiramense”, finalizou Poffo.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP