Mais de 2,5 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de ensino de Ibirama

06/02/2020 15:45

Na próxima segunda-feira, 10, 2.540 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de ensino de Ibirama. Serão 12 unidades de atendimento à Educação Infantil e Ensino Fundamental. O transporte escolar, fornecido gratuitamente para cerca de 80% dos alunos, também voltará a normalidade, considerando que no período de recesso todos os ônibus passaram por manutenção preventiva e os motoristas, após as férias, passaram por cursos de capacitação para ofertar um serviço ainda melhor às crianças.

O cardápio dos alunos também está definido pela área de nutrição da Secretaria de Educação, sendo que na Educação Infantil são servidas cinco refeições diárias e duas, no Ensino Fundamental. “Desde o início da atual administração ampliamos também a Compra Direta do Agricultor, onde colocamos na merenda produtos de qualidade produzidos pelos agricultores de nossa cidade”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marilene Collet Krause.

Outro diferencial da rede municipal de ensino de Ibirama é a garantia de atendimento a todos os alunos, considerando que após a implantação do Zoneamento Escolar, não há fila de espera na Educação Infantil ou Ensino Fundamental.

Capacitação para atendimento humanizado

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, os professores da rede municipal de ensino participaram de uma série de palestras, por meio do Programa de Formação Continuada desenvolvido no município. Na segunda-feira, 3, o tema abordado foi “Inteligência Emocional”, com o palestrante e coaching Thiago Pianezzer, que trabalhou uma abordagem motivacional, mostrando aos professores como resolver situações que acontecem no cotidiano escolar de forma simples, utilizando metodologias que facilitem seu trabalho. “Sempre priorizamos a capacitação e formação continuada de nossos educadores, pois é desta maneira que conseguiremos levar as novidades e prestar um serviço sempre melhor na sala de aula”, destacou, Marilene.

No dia 4, a Fisioterapeuta Pélvica, Mayara Vieira Souza, que também atua nas áreas de saúde da mulher e das crianças, repassou orientações sobre anatomia do sistema urinário, sinais de amadurecimento para desfralde, etapas do desfralde e principais disfunções relacionadas ao desfralde prematuro. Os professores foram certificados e as escolas participantes receberam o Selo Desfralde.

No dia 6, os professores dos CEIS participaram de uma palestra com a Psicóloga Laise Sacani Siewers, que trabalhou com o tema “A Prática Docente na Educação Infantil”, com o olhar específico para o desenvolvimento infantil, seja ele motor, cognitivo, de linguagem, social ou emocional.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP